A asseveração é a afirmação de algo por parte de alguém. Embora a asseveração seja um pouco mais que uma simples afirmação, ela significa uma afirmação categórica sobre uma questão, ou seja, quem realiza uma asseveração está afirmando algo de maneira segura e com um conhecimento pleno dos fatos causados em realidade.
No entanto, não é a propósito que é uma das palavras mais usadas dentro do idioma espanhol, formalmente, é um advérbio de afirmação que costuma ser empregado em resposta a uma pergunta, embora, além desta principal função seja utilizada quando se necessita afirmar algo com especial asseveração, ou seja, de maneira categórica, para que não fiquem dúvidas, por exemplo: o vestido que Laura usou para a festa era feio. Outros exemplos de frases populares que remetem uma asseveração são: pronto, de verdade, claro, lógico, seguro que sim, entre outras.
Quase sempre o termo asseveração é empregado como sinônimo de afirmação, no entanto, uma afirmação é o ato em que concedemos nosso absoluto e total consentimento e compromisso ao expressar que um enunciado é válido. Uma afirmação revela um conhecimento, embora nem sempre seja o que está sendo afirmado, até quando é feito com muita segurança, tem que ser verdade. Pode ser que algo que está assegurado não seja o certo.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2014). Conceito de Asseveração. Em https://conceitos.com/asseveracao/. São Paulo, Brasil.