Em termos gerais, é designado o termo de aceitação para a ação tomada por qualquer ser humano, que recebe voluntariamente e aceita uma coisa, um objeto, uma notícia e até mesmo para si própria, entre outras questões. Por exemplo, quando queremos saber que uma pessoa recebeu a aceitação conforme as desculpas de outra que a havia agredido, costuma-se dizer, que ela aceitou o pedido de desculpas do outro.
Por outro lado, a palavra aceitação costuma ser usada regularmente como sinônimo do termo aprovação, isto é, em algumas situações, por exemplo, quando queremos informar sobre a excelente repercussão que teve uma obra artística; as pessoas dizem que esta obra foi amplamente aceitada pelo público.
Além disso, quando em uma determinada situação, alguém quer demonstrar sua conformidade sobre um assunto ou admissão a um determinado setor que antes era negado, costuma-se usar o termo aceitação.
E finalmente na área de direito, o termo aceitação é utilizado para denominar o ato em que alguém assume uma ordem de pagamento que pode aparecer em um cheque ou letra de câmbio, também chamada nota promissória.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2013). Conceito de Aceitação. Em https://conceitos.com/aceitacao/. São Paulo, Brasil.