Vicissitudes - Conceito, o que é, Significado

O conjunto de acontecimentos que afetam a vida das pessoas formam as vicissitudes. Em geral, as vicissitudes são uma combinação de fatos favoráveis e desfavoráveis que acontecem no tempo de maneira desigual.

Alguns sinônimos do termo

A palavra vicissitudes é usada no plural, mas existe no singular também, vicissitude. Isto se deve a uma época que ocorreram diversas situações de maneira contínua e por isso é mais comum o seu uso no plural.

O termo vicissitudes poderia ser substituído por outros: acaso, possibilidades, problemas, alterações, contratempos, entre outros. Entretanto, deve-se lembrar de que o sinônimo são termos semelhantes, mas não exatamente iguais.

Uma reflexão do conceito e sua etimologia

Ao analisar um fato específico, poderíamos referir a ele através do termo acontecimento casual. Quando ocorrem vários acontecimentos relacionados entre si costuma-se falar que houve um incidente. E quando há um conjunto de acontecimentos, sendo que uns são positivos e outros não, o mais correto é usar a palavra vicissitudes.

Consequentemente, nos referimos às vicissitudes dando a entender que ocorreu qualquer tipo de circunstâncias. Por este motivo, costuma-se falar sobre as vicissitudes da vida em geral ou em relação a um período de tempo prolongado.

Quando falamos sobre vicissitudes o que se expressa é certa relação entre as coisas boas e más da vida. Em outras palavras, há uma alteração de incidentes, umas favoráveis e outras adversas

Na área da ficção, as vicissitudes de um personagem literário são suas aventuras e desventuras. Para que um personagem seja atraente para o leitor, seu criador tem que inventar situações variadas e todas elas constituem suas vivências ou vicissitudes como personagem. Ao pensar no personagem do Dom Quixote, sua viagem está cheia de altos e baixos, contratempos, andanças, peripécias e desventuras.

Vicissitude vem do latim, especificamente da palavra vicissitudo, que significa mudança. Sua origem nos faz lembrar que a ideia de mudança está associada à própria existência. De fato, viver significa submeter-se a mudanças frequentes. E o fato de estar sujeito a estas circunstâncias de mudança nos faz expressar a palavra vicissitudes.

Imagem: Fotolia - Voyagerix

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: