O trovão é dos fenômenos mais comuns do mau tempo, ou seja, trata-se de um som muito forte, um estrondo de ampla sonoridade característico das descargas elétricas. Isto é, quando escutamos o som de um trovão significa a clara antecipação de chuva forte.
Resultado da onde de choque que acontece quando um raio aquece o ar entre as nuvens que se movem
Este som característico é resultado da onda de choque que acontece de maneira espontânea quando um raio aquece o ar presente entre as nuvens que se movem. Estima-se que o calor seria de aproximadamente uns trinta mil graus centígrados. Esse ar tremendamente quente aumenta de volume e se estende a uma velocidade muito rápida misturando-se ao ar frio. Assim que ocorre o encontro desses ares tão opostos é que acontece o sonoro estrondo de um trovão.
Dizemos que o trovão é temeroso por ser muito forte e estar associado a uma chuva intensa acompanhada de raios. Assim, as pessoas costumam ficar com muito medo e inquietas com o barulho.
Já nas crianças, por exemplo, o trovão costuma causar pânico e medo ao ser ouvido. Elas gritam, choram, além de pedir ajuda e proteção aos seus pais. As crianças costumam ter muito medo dessas descargas, principalmente dos raios, relâmpagos e trovões. Uma reação habitual, além de chorar e gritar, é sair correndo e esconder-se em algum lugar que considera seguro, como é o caso do quarto da mãe e do pai.
Outro elemento que acompanha o trovão, o raio e a chuva é a escuridão do céu, o que obviamente também causa pânico e medo nessas pessoas.
Além de tudo, o termo trovão é muito utilizado na linguagem coloquial para designar o estrondo de uma arma de fogo (como de um revólver), assim como demonstra um barulho similar de quando se soltam os fogos de artifício.
Imagem: iStock, David Parsons
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2016). Conceito de Trovão. Em https://conceitos.com/trovao/. São Paulo, Brasil.