O termo telefone se refere ao dispositivo de telecomunicação especialmente desenhado para transmitir sinais acústicos por meio de sinais elétricos, e sendo a distância o principal problema a ser resolvido e simplificado.
Certamente, muitos de vocês como eu, cresceram acreditando, como nos ensinaram na escola, que o inventor do telefone foi o cientista britânico Alexander Graham Bell, porém, no ano de 2002 e depois de uma longa investigação comprovada, soube-se que foi Bell o primeiro em patenteá-lo, mas em realidade a invenção se deve a Antonio Meucci, que por uma impossibilidade econômica somente pode apresentar uma breve descrição de seu invento, mas não formalizá-lo perante a oficina de patentes dos Estados Unidos, feito que o levasse ao ostracismo e que rendeu todos os frutos e glorias a Bell, embora nunca seja tarde o reconhecimento de Meucci.
Até o final do século XIX, o telefone surgiu como o principal meio de comunicação que contavam as pessoas para comunicar-se entre si a distância, graças a que um conjunto de aparelhos e sistemas condutores transmita a distância o som como sinal eletromagnético.
Obviamente, desde o seu descobrimento até a atualidade são inumeráveis e praticamente infinitas as diversas melhorias sucessivas que foram impressas e introduzidas ao invento para melhorar a transmissão: o microfone de carbono, a discagem por botões, o microfone condensador, a conexão da telefonia fixa com uma central por meio de condutores metálicos, as técnicas DSL ou banda larga, entre outros.
Basicamente, o telefone está composto por dois circuitos que funcionam sempre juntos, o circuito de conversação por um lado, que é o que chamamos a parte analógica e por outro lado o circuito de marcação, que envolve a discagem e a chamada. O circuito de marcação formado pelo disco, que quando retrocede acionará um interruptor segundo o número de vezes que marcar o dígito em questão, no entanto, o som vai conectado a linha através de um gancho, que será acionado quando tirado do gancho.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2013). Conceito de Telefone. Em https://conceitos.com/telefone/. São Paulo, Brasil.