Conceito » Política » Sindicato

Sindicato - Conceito, o que é, Significado

Considerado um dos conceitos sociopolíticos mais importantes da época moderna, o conceito sindicato é aquele utilizado para designar grupos de pessoas que compartilham um espaço de trabalho em comum e que se reúnem com fins solidários entre si.

O termo sindicato vem do grego “syndike”, que significa justo ou protetor. Começou a ser utilizado na atualidade a partir dos fenômenos causados pela Revolução Industrial e pelo surgimento de sociedades manufatureiras na Grã-Bretanha e em outros países europeus.

O sindicato surgiu como um espaço de reunião, na qual diversos trabalhadores e operários se encontravam para fazer seus pedidos e reivindicações, de modo que pudessem ser ouvidos pelos seus empregadores ou chefes

Desta maneira, a União Europeia se baseia na ideia de que um grupo de pessoas pode exercer maior pressão e obter melhores resultados em suas reivindicações do que uma pessoa poderia conseguir agindo de maneira individual.

Os sindicatos modernos representaram de modo fiel e por muito tempo os interesses dos trabalhadores, uma vez que eles mesmos os compunham, organizavam suas teorias e legislações pelo interesse dos trabalhadores. Baseado em uma ideia mais justa e equilibrada pelo poder, os sindicatos se organizavam a partir da eleição de delegados que se alternam no cargo e não possuem uma hierarquia específica.

São simplesmente representantes de todos os companheiros em relação aos seus patrões

Tradicionalmente, os sindicatos mais fortes e firmes foram aqueles que tratavam das atividades centrais da economia, embora em certos períodos do século XX a maioria dos sindicatos possuía as mesmas características.

Hoje em dia, o conceito sindicato é bastante subestimado, especialmente quando se trata dos sindicatos atuais que deixaram de ser a instituição representativa por excelência dos trabalhadores.

Neste sentido, tanto os interesses quase que mafiosos de muitos sindicatos, como o desejo de poder de muitos líderes sindicalistas e outros fenômenos tais como a alteração do sistema de trabalho (que faz com que um trabalhador possa mudar de categoria e oficio por inúmeras vezes ao longo de sua vida devido às necessidades econômicas) são fatores importantes para determinar a decadência do sindicato como representante do grupo e defensor dos interesses dos trabalhadores, embora continuem existindo em muitos países.

Imagem: Fotolia. penwin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: