A palavra Rinoplastia se refere à cirurgia do nariz com fins corretivos para tratar de alguma lesão ou condição anormal, assim como com fins estéticos. Em geral, é realizada por um médico otorrinolaringologista em conjunto com um cirurgião plástico, sendo a cirurgia estética mais frequente.
Trata-se de uma intervenção que geralmente serve para realizar incisões ou cortes no interior do nariz, normalmente não apresenta cicatrizes visíveis. Em geral, é realizada de forma ambulatória, com anestesia geral ou local conforme os critérios do cirurgião. Concluída a cirurgia o paciente não precisa ficar internado e já pode receber alta.
Muitas vezes a cirurgia abrange também mudanças ou correções no septo nasal, conhecida por septoplastia e que passou a chamar-se de rinoseptoplastia.
Os principais problemas estéticos que fazem uma pessoa decidida a submeter-se a uma rinoplastia são:
– Nariz excessivamente grande;
– Calombo na parte detrás do nariz;
– Alterações ou assimetria nos orifícios nasais;
– Deformidades, edema ou ponta do nariz caída;
– Desvio no dorso do nariz por causa de desvio no septo.
As cirurgias nasais podem ser realizadas com fins não estéticos como ocorre nos casos em que é necessário melhorar a função respiratória e olfativa, assim como para reconstruir um nariz após um traumatismo ou acidente, como acontece nos casos de:
– Anomalias que afetam a passagem normal de ar ou a saída das secreções nasais;
– Desvio do septo nasal;
– Sinusite e/ou renite acompanhadas de hipertrofia ou engrandecimento dos cornetos que obstruem as vias aéreas.
Grande parte do êxito de uma cirurgia está nos seus cuidados posteriores, especialmente em curto e médio prazo.
No caso de uma rinoplastia é necessário o repouso ao menos por sete dias até que se retire a férula, após isso é importante que o paciente não assue nem manipule o nariz pelo menos por três semanas. Aqueles que praticam esportes devem esperar de 4 a 6 semanas para poder voltar às atividades normais. Aos três meses o paciente poderá perceber os resultados, entretanto, somente após um ano de cirurgia que o nariz adquire sua forma definitiva.
Foto: iStock – simarik
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2015). Conceito de Rinoplastia. Em https://conceitos.com/rinoplastia/. São Paulo, Brasil.