Um recibo é um documento escrito que se entrega para registrar e certificar que alguém pagou aquilo que devia o tinha que pagar. Também é denominado como comprovante de pagamento. Normalmente, o recibo é duplicado e nos casos em que é exigido até triplicado. Isto significa, que é realizado de maneira escrita ou por um meio eletrônico, o recibo em questão será emitido com uma ou duas cópias porque uma delas, geralmente o original será entregue a pessoa que firma um pagamento como prova confiável que foi pago, enquanto que a cópia do mesmo ficará em mãos de quem emite para também ter um registro que tal conta ou dívida foi paga dentro do estabelecido.
Quase todas as atividades cotidianas que implicam um pagamento, por exemplo, o pagamento de um serviço, a compra num supermercado, a aquisição de um bem material como vestimenta ou um móvel, receberão com o pagamento a entrega de um recibo, comprovante, registro ou fatura, como assim se denomina, que justamente confirma que aquilo que foi comprado em uma loja tenha sido devidamente pago.
É importante destacar que dispor do recibo daquilo que foi pago é muito importante na hora de fazer uma reclamação, seja pela apresentação de algum defeito na compra realizada, ou se uma empresa solicita um pagamento que já foi feito, então, com a simples apresentação desse recibo comprovará que não existe dívida alguma. As empresas sempre solicitam a apresentação do recibo quando queremos trocar uma compra realizada e que por uma situação qualquer não nos conformamos ou ficamos satisfeitos.
Por outro lado, chamamos recibo aquele documento escrito na qual se deixa estabelecido que foi recebido algo. Por exemplo, uma empresa de transportes mobiliário entregará a quem receber os móveis a entrega de um recibo que dará conta da recepção do mesmo, ficando a empresa com uma cópia, que tenha sido previamente firmada pela empresa recebedora.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2013). Conceito de Recibo. Em https://conceitos.com/recibo/. São Paulo, Brasil.