O conceito reatar é utilizado em nosso idioma para indicar a retomada ou continuação de algo que foi interrompido oportunamente. Normalmente o que se interrompe é uma atividade, uma ação, uma tarefa, uma relação, um vínculo com outra pessoa, entre outras questões e situações.
As atividades, tarefas ou qualquer outra situação que envolva ação costumam ser interrompidas por inúmeros motivos, como consequência de doenças que podem atingir a pessoa envolvida por causa de algum problema técnico ou qualquer outro imprevisto. Assim que a pessoa se recupera ou conserta o problema técnico, fato que pode demorar alguns minutos, horas ou dias, conforme o caso, a ação correspondente poderá ser reatada.
No entanto, quando se trata de um vínculo, de uma relação afetiva, como já destacada anteriormente, a ruptura pode levar a uma discussão ou briga na qual as pessoas envolvidas decidem romper o vínculo, não falar-se ou ver-se por determinado tempo. Em alguns casos, pode acontecer que essa relação nunca mais se reate ou então haver uma reconciliação que retome a relação. Quando um dos envolvidos decide dar o primeiro passo e aproximar-se, ou por intermédio de uma terceira pessoa, são os casos mais comuns de poder resolver uma situação desse tipo.
Sendo assim, para que haja uma retomada na relação é necessário ter ocorrido uma interrupção prévia.
Dentro das conversas, reuniões ou conferências são comuns às interrupções, especialmente quando apresentam uma participação ativa do público e interrompida pelo desenvolvimento das apresentações com perguntas. No entanto, existem outros contextos na qual a interrupção é bem mais brusca ou inesperada e gera complicações como algum problema técnico de um canal de televisão que vê sua transmissão interrompida (isso pode determinar a saída do ar da programação). Uma vez consertado o problema técnico, o canal pode retomar sua transmissão.
Continuar e seguir são os sinônimos mais usados para indicar a retomada de uma tarefa ou reatar uma relação, enquanto que contrariamente a isso aparece o termo interrupção.
Foto: iStock – iStockFinland
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2015). Conceito de Reatar. Em https://conceitos.com/reatar/. São Paulo, Brasil.