Conceito de Puericultura

PuericulturaA Puericultura é uma especialidade dentro da Medicina que se dedica ao cuidado com as crianças e que muitos chamam de arte da criação. A puericultura trata de atender a criança em seu aspecto físico, psíquico e social durante os primeiros anos de vida. Além disso, coloca em prática todas as normas destinadas a prevenir doenças e garantir o perfeito desenvolvimento fisiológico de uma criança.

Especificamente, a Puericultura aborda o tema do desenvolvimento da criança, seus cuidados, as principais doenças enfrentadas e também os possíveis e melhores tratamentos, ou seja, a intenção é conhecer com profundidade uma criança saudável e normal para poder definir a doença ou quando estiver chegando. Então, a puericultura é importante para prevenir qualquer tipo de doença na vida de uma criança e colocar em prática todas as estratégias e regras para garantir um excelente desenvolvimento psicológico, como também de suas capacidades e potenciais.

É por esta questão que, tanto nos jardins de infância como nas clínicas infantis, creches ou qualquer outro órgão ou estabelecimento que uma criança esteja inserida, seja imprescindível a presença de pessoas com grandes conhecimentos em puericultura.

Obviamente a puericultura não deixa de ser uma ferramenta para os pais e mães de primeira viagem, como também para aqueles que expressam a necessidade da paternidade em breve. Ela poderá ajudar no desenvolvimento da tarefa dos pais da melhor maneira possível.

Referencia autoral

Publicado em jul., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/puericultura/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato