Conceito » Psicologia » Psicoanálise

Psicoanálise - Conceito, o que é, Significado

Desenvolvido pelo psicólogo Sigmund Freud, a psicanálise é uma teoria de análise psicológica, talvez a mais conhecida e popular da história, que trabalha com o inconsciente do indivíduo para tratar de compreender os comportamentos, sentimentos e formas de pensar do mesmo.

Além de ser entendido como um sistema de ideias que descrevem o funcionamento dos espaços inconscientes da mente humana, a psicanálise é também um método de terapia e tratamento para qualquer tipo de pessoa

O surgimento da psicanálise pode ser localizado no final do século XIX, em 1890, quando o Dr. Sigmund Freud procurou desenvolver e implantar métodos eficazes de análise e compreensão para seus pacientes do tipo neurótico ou histérica. Neste sentido, a importância de sua criação foi poder resignificar as práticas psicológicas através do estabelecimento de uma relação profunda entre os comportamentos humanos e os processos inconscientes que ocorrem na mente. Este resultado chegou a ser observado depois que muitos pacientes não apresentaram explicações físicas ou orgânicas para seus sintomas de alteração psicológica.

A Psicanálise argumenta que grande parte do nosso comportamento, as formas de expressão, sentimentos, memórias e vontades têm a ver com os fenômenos que ocorrem na mente e não são ajustáveis de maneira lógica ou consciente

Os espaços inconscientes são a base do conflito psicológico sofrido por cada indivíduo, enquanto que seus sintomas compõe a área consciente. Para ser realizado, o tratamento psicanalítico se baseia na análise de todos os elementos não conscientes de uma pessoa, tais como sonhos, desejos, medos, vontades, paixões, lembranças e traumas, já que todos colaboraram para formar a personalidade do paciente de modo mais profundo do que se acredita e de que cada indivíduo reconhece como possível.

É por isso que as terapias da Psicanálise são normalmente associadas a sessões nas quais o paciente estabelece conversas profundas e descontraídas com o profissional, este que deve orientar com perguntas para poder entendê-lo melhor e conhecer certos comportamentos. Pode-se também usar técnicas hipnóticas e analisar o sonho do paciente, pois estes são momentos em que o consciente dá lugar às camadas inconscientes da mente para que estas se expressem com maior liberdade e menor restrição.

Imagem: Fotolia. topvectors

Relacionados:

  1. Autoconhecimento
  2. Psicologia
  3. Instinto
  4. Compulsão
  5. Psicogenealogia
  6. Neobehaviorismo
  7. Teste de Rorschach
  8. Cognitivo
  9. Terapia Sistêmica
  10. Psicocirurgia