Entendemos por planalto a uma formação geológica que envolve uma determinada altura acima do nível do mar e geralmente são cercados de terrenos mais baixos denominados planícies. Os planaltos apresentam duas formas de geração principal: pelo movimento das placas tectônicas subjacentes à superfície; ou pela erosão de montanhas incluindo os territórios que os rodeiam. Para o ser humano, os planaltos, em alguns casos são lugares adequados para habitação. Apresentam boa altura sobre o nível do mar e não sofrem com inundações que possam ocorrer.
Na geografia do planeta podemos encontrar diversas formações geológicas causadas por diversas situações. Os planaltos são considerados um intermediário entre as planícies, terrenos, formas montanhosas ou picos que são os mais altos. Os planaltos, geralmente se formam quando ocorre o movimento das placas tectônicas fazendo com que se eleve a superfície e mude o seu relevo. Podemos dizer que estes movimentos e a formação de novos planaltos são fenômenos que levam milhões de anos para acontecer, cujo desenvolvimento não pode ser observado pelo homem. Outra forma pela qual uma superfície pode tornar-se um planalto é através da erosão. Em alguns casos, os planaltos eram considerados montanhas antigas, velhas e desgastadas devido à ação do vento, da água e, desta forma, perderam sua altura original.
Os planaltos são superfícies elevadas acima do nível do ar, porém em um termo intermediário. Além disso, são superfícies geralmente planas e de diferente extensão. Um planalto atua sempre como uma zona de altura no meio de uma planície e é, por isso, que o homem escolhe esse tipo de relevo para desenvolver seus centros populacionais, pois ali ficam protegidos da água e sua altura média permite uma visão ampla do território que o rodeia.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2014). Conceito de Planalto. Em https://conceitos.com/planalto/. São Paulo, Brasil.