Conceito de Opulência

opulenciaA opulência se refere à abundância econômica, ou seja, à riqueza material de uma família com status social e qualidade de vida. Em certas ocasiões, a opulência mostra uma triste realidade em que a sociedade atual confunde o ter com o ser. Isto é, muitas vezes, podemos deduzir que uma pessoa é representada por aquilo que tem. Quando na realidade, a dignidade humana não é comprada com dinheiro e sim pelo seu bom coração que é o que define uma pessoa de verdade.

A opulência e a ostentação estão associadas ao materialismo, por onde o ter se torna uma forma de brilho diante dos demais, em uma forma de mostrar ao outro uma posição privilegiada que não é possível alcançar. A opulência se mostra através de bens externos como roupas de marca, uma casa grande, luxos excessivos e joias.

A opulência também é mostrada pelas posses de uma pessoa conquistadas através de muita economia ao longo da vida graças ao seu trabalho, mas também mediante o fator sorte. Existem pessoas que se tornam ricas quando ganham um importante prêmio na loteria. Podemos considerar uma pessoa rica aquela que tem recursos suficientes para sustentar a si e aos outros sem prejudicar-se. Na verdade, considera-se que uma pessoa caiu na opulência quando tem mais do que necessita para viver com boa qualidade de vida.

De certa forma, pode-se dizer que há grande apego aos bens materiais. Uma pessoa rica ou com opulência se contrasta a uma pessoa pobre que tem necessidades materiais básicas como a comida e o vestuário. Geralmente as pessoas opulentas têm tanto que não valorizam tudo o que tem na realidade.

Existem pessoas com opulência que são muito solidárias e por causa de sua posição colaboram com entidades sociais para construir um mundo melhor. Em compensação, há pessoas também com muitos recursos, mas que são avarentas porque são obsecadas com o que têm e nunca acham que têm o suficiente.

A opulência não só define a situação de um indivíduo ou de uma família, como também de uma determinada sociedade, no entanto, que haja populações mais ricas que as outras. Vale recordar que a felicidade não está nos bens materiais, mas ao mesmo tempo é necessário contar com recursos para atender as necessidades básicas.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2014). Conceito de Opulência. Em https://conceitos.com/opulencia/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar

Relacionados

  1. Vaidade
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre