Conceito de Ofertante

OfertanteA palavra ofertante é um termo que embora não apresente um uso cotidiano em nosso idioma, é o que se usa para indicar aquele indivíduo que realiza a ação de oferecer algo.

No entanto, no campo religioso é um dos contextos que mais se usa esse termo, justamente para explicar aquele que dá uma oferenda religiosa. Uma oferenda é o presente que o ofertante entrega a Deus ou a uma santidade com a missão de cumprir efetivamente com alguma promessa ou para pedir por algo que necessita e deseja cumprir.

Embora a oferenda muitas vezes signifique a entrega de um objeto material, ela expressa uma questão meramente espiritual, um ato de amor e afeto a Deus ou a um santo por estar sempre oferecendo seu apoio, ajuda e proteção.

Vale ressaltar que a oferenda é uma prática realizada no mundo há milhares de anos, embora com o tempo e a evolução venha mudando o objeto do presente, pois em tempo antigos era extremamente comum e habitual que matassem seres humanos e animais para oferecer a divindade em questão. Esta ação guardava uma razão especial, pois se acreditava que ao oferecer a Deus algo valioso como a vida de uma pessoa, se podia obter aquilo que desejava.

Nas missas, nos altares dos santos e nas proximidades das sepulturas de alguma pessoa conhecida que faleceu, são alguns dos lugares mais comuns que os ofertantes deixam suas ofertas.

E por outro lado, no campo da economia e mais especificamente da oferta, o ofertante ou licitante é aquele indivíduo ou entidade responsável pela formulação de uma oferta. A oferta é a quantidade de produtos, bens e serviços que são oferecidos em um mercado a um determinado valor.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2014). Conceito de Ofertante. Em https://conceitos.com/ofertante/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato