Navegador - Conceito, o que é, Significado

O termo navegador se refere a um programa que serve para mostrar páginas da web. Um navegador funciona para um cliente da mesma maneira que um servidor HTTP funciona para os documentos, sendo possível sua visualização. Ele pode ser executado através de pacotes de código que baixam o mesmo site ao ser acionado, conseguindo com isso diferentes tipos de efeitos; neste caso, o código é executado pelo mesmo cliente, ou seja, é executado no mesmo computador do usuário através do uso de um navegador. O navegador web está relacionado com a eclosão que significou a “World Wide Web” de modo que foi o meio que possibilitou que os inúmeros documentos presentes nos servidores de todo o mundo tivessem acesso aos usuários domésticos.

O “Word Wide Web” está formado por um conjunto de documentos distribuídos numa infinidade de servidores que estão ligados entre si. Este tipo de documento se configura a partir de uma linguagem de marcação denominada HTML. Esta linguagem proporciona uma estrutura e uma estética particular para um documento web. No entanto, esta linguagem não deve ser confundida com uma linguagem de programação; é apenas uma maneira de dar formato a um documento específico, sem qualquer possibilidade de estruturar um tipo de lógica (embora possa evocar pacotes de código que são executados pelo servidor ou cliente). Um navegador permite que visualizem estes documentos, interpretando o código HTML com o que está construído. Sem isso, não seria impossível acessá-los.

Para atingir este objetivo, o navegador faz uma solicitação de conteúdo a um servidor específico. Este tipo de pedido se configura indicando um tipo de protocolo, um nome de usuário e a localização física do documento. Isto significa que pode ser conhecido com quem se comunica (o servidor especificado por um usuário), através de qual linguagem (o protocolo HTTP) e por onde se encontra o documento buscado. Neste caso, o desconto utilizado é de 80. O servidor web funciona como um documento web ao cliente que pode ser visualizado no computador do usuário.

Na atualidade existem muitas variações de navegadores web, cada um com seus defeitos e desvantagens, mas geralmente oferecendo um serviço aceitável. Alguns exemplos são oferecidos pela Internet Explorer, Mozila Firefox, Opera, etc. Todos eles melhoraram suas funções ao longo do tempo e é de esperar que esta tendência continue no futuro.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: