Linguagem - Conceito, o que é, Significado

LinguagemA linguagem é um sistema de comunicação que as pessoas utilizam entre si para interagir. Uma linguagem constitui um sistema de signos de natureza social, de modo que apenas um sistema compartilhado cujas regras são conhecidas por todos, garante uma comunicação eficaz. Obviamente, a linguagem falada é a que vem com maior facilidade em nossas mentes; no entanto, existem outras variantes, como por exemplo, a linguagem para surdos mudos. No caso da linguagem falada, pode-se dizer que é uma predisposição natural do homem. Assim, com o seu surgimento na face da Terra, o homem percebeu uma capacidade inata para gerar sua linguagem e interagir com seus semelhantes. Esta circunstância foi estudada por teorias modernas que tendem em considerar a linguagem falada como uma capacidade genética.

Do ponto de vista da linguagem falada, todos os idiomas existentes no mundo apresentam algumas características comuns que são invariáveis. Isto significa que apesar das diferenças e da variedade de idiomas existentes, sempre há alguns elementos que se mantêm intactos. Esta circunstância é o principal motivo de que algumas teorias mostram a linguagem como condição genética do homem. Assim, ela surgiria sempre em todas as culturas similares por causa de sua condição de ser inato. Em particular, existe sempre a presença de um verbo que mantém a estrutura de uma oração. Este tipo de abordagem foi desenvolvido por Noam Chomsky, que aplica frequentemente diversas reformulações.

Podemos dizer que a linguagem é de extrema importância no desenvolvimento do conhecimento do homem. Na verdade, além de servir como veículo de comunicação pelo qual o homem apresenta suas intimidades, a linguagem é o meio que permitiu que a realidade fosse tratada como um objeto digno de ser pensado e analisado. Definitivamente, toda ciência precisa de uma linguagem que seja seu objeto de estudo. É certo que pode (e de fato foi comprovado) estabelecer uma linguagem livre de conotações e de ambiguidade para desenvolver um conjunto de conhecimentos sobre o aspecto do universo, mas também se sabe que esta forma esteve presente nas linguagens primitivas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: