A lagoa é uma das tantas formas aquíferas que podemos encontrar em nosso planeta Terra. A lagoa é um espaço aquático normalmente fechado e com água parada e estancada, diferente do que acontece com outros cursos de água como o mar e os rios. As lagoas, além disso, são caracterizadas pela água doce (não salgada como o mar ou oceano) que em geral se origina ou do derretimento das correntes de um glacial ou da acumulação de chuva. As lagoas podem variar em seu tamanho e são parecidas neste sentido aos lagos, embora geralmente sejam menores que eles.
Há dois elementos que são importantes para a formação de uma lagoa. Em primeiro lugar, que o terreno onde este curso de água se forma possui uma altitude menor que dos aos redores, assim como acontece com um vale entre montanhas ou terrenos mais elevados. Isto permite que nesse espaço se acumule água que não pode ser escorrida ou que seja em pequena quantidade. O segundo elemento importante para a formação de uma lagoa é justamente a água que provém de duas fontes diferentes: do desgelo de glaciais próximos ou da chuva. Em ambos os casos, a água é doce diferentemente da água do mar ou do oceano.
A lagoa compartilha com os rios e os córregos o mesmo tipo de água, sendo todos estes cursos de água de tipo doce, que podem servir para o consumo humano e que faz com que grandes povoados se localizem em suas margens ou proximidades. Entretanto, a lagoa se diferencia dos rios ou dos córregos pelo fato de ser um curso de água parada, quer dizer, que não possui movimento permanente. Isto contribui com que os recursos aquíferos que os seres humanos extraem de uma lagoa sejam muito mais acessíveis dos que possam ser extraídos do rio. As lagoas possuem um tipo de flora e fauna característica que tem a ver com o tipo de água, sua falta de movimento, a profundidade que possa ter o terreno, etc.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2014). Conceito de Lagoa. Em https://conceitos.com/lagoa/. São Paulo, Brasil.