Na festa do Halloween, uma das tradições mais difundidas consiste na decoração do exterior da casa com uma abóbora oca iluminada e esculpida com aparência humana. Na Irlanda, esta figura originária é conhecida pelo nome de Jack-o’-lantern.
Em um relato do folclore celta procedente da Irlanda, conta-se a história de um ladrão chamado Stingy Jack. Segundo a lenda este ladrão recebeu a visita do diabo, que anunciou que sua hora havia chegado ao final. No entanto, o engenhoso ladrão conseguiu enganar o diabo fazendo-o prometer que não recuperaria sua alma depois de sua morte.
Quando Stingy Jack morreu, Deus não quis que ele fosse para o céu por causa de suas mentiras e o diabo cumpriu sua promessa não lhe enviando para o inferno. Desta maneira, a única alternativa de Jack era perambular pelo mundo. Assim, para não perder-se durante a noite fabricou uma curiosa lanterna: um pedaço de carvão aceso dentro de um nabo vazio. Desta forma, Stingy Jack passou a ser conhecido entre os irlandeses como Jack o’ lantern ou Jack Lanterna em português.
Esta circunstância fez com que grande parte da população emigrasse para os Estados Unidos. No novo território, os irlandeses continuaram com o costume de festejar o Halloween com os nabos ocos iluminados. No entanto, como os nabos eram difíceis de encontrar decidiram substituí-los por abóboras ocas de aparência humana grotesca.
Embora com o passar do tempo o Halloween se tornasse um evento do mundo globalizado, a denominação Jack-o’-lantern é empregada quase exclusivamente na Irlanda. Além do termo utilizado, a tradição de pendurar lanternas iluminadas na noite de Halloween é atualmente um fenômeno planetário.
Aqueles que investigaram a origem remota das figuras de Jack-o’-lantern consideram que poderiam estar relacionadas a um estranho fenômeno da natureza, o fogo-fátuo. Este ocorre em áreas pantanosas e úmidas quando os restos em decomposição de alguns animais emitem chamas durante a noite devido ao efeito da combustão de alguns gases.
Acredita-se que a denominação fogo-fátuo no inglês antigo (will-o’-the-wisp) poderia ser a origem da história de Jack O’ Lantern, o fantasma que vagava pelas noite com uma lanterna.
Imagem Fotolia: rafo
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2019). Conceito de Jack-o’-lantern. Em https://conceitos.com/jack-o-lantern/. São Paulo, Brasil.