Itinerante - Conceito, o que é, Significado

O adjetivo itinerante é usado para indicar que algo ou alguém se desloca habitualmente. Esta palavra provém do latim e literalmente significa "ir de um lugar para o outro". Em português existem vários sinônimos que podem ser utilizados: nômade, ambulante, errante ou migratório.

Em toda atividade da qual é necessário deslocar-se é preciso seguir uma rota ou percurso, ou seja, um itinerário. Para que o caminho a ser percorrido tenha sentido é necessário algum tipo de suporte ou ferramenta de apoio, seja um mapa, um dispositivo GPS, uma bússola ou simplesmente um bom sentido de orientação.

Em relação às pessoas

Quando o homem começou a dominar as técnicas agrícolas abandonou o nomadismo e se tornou sedentário. Esta norma geral tem algumas exceções, já que na atualidade existem povos nômades, como os tuaregues do deserto do Saara ou os esquimós da Groenlândia.

Vale a pena lembrar que alguns povos da Bacia Amazônica praticam um tipo de agricultura itinerante, pois quando o solo deixa de ser fértil são obrigados a deslocar-se para outros lugares.

Certas atividades profissionais são caracterizadas precisamente por realizar-se de forma itinerante.

Os vendedores ou comerciantes ambulantes, os carteiros, motoristas ou feirantes são exemplos neste sentido.

Certas profissões já desaparecidas ou em vias de extinção eram realizadas de maneira ambulante, como o vendedor de água que vendia de casa em casa ou o afiador de facas que percorria as cidades oferecendo seus serviços.

Provavelmente a atividade em que há um deslocamento mais evidente é o pastoreio durante a transumância (se tomarmos como referência o território da Espanha há ainda alguns pastores transumantes).

Na área das normas de segurança ocupacional são contemplados os possíveis acidentes in itinere, ou seja, acidentes que ocorrem no caminho entre a casa do trabalhador e seu local de trabalho.

Além do mundo do trabalho, há pessoas que em suas vidas cotidianas têm o costume de ir de um lugar para o outro sem um rumo certo, como os vagabundos ou alguns viajantes. Obviamente, o fugitivo da justiça também leva uma vida errante.

Na cultura

No mundo da arte, muitas exposições não são realizadas em um lugar fixo, mas são apresentadas de maneira itinerante. Com este foco, as obras a serem expostas podem chegar a um número maior de pessoas.

As companhias de teatro normalmente realizam turnês e, portanto, sua atividade consiste em deslocar-se de um local para o outro.

Imagens Fotolia. Mannaggia, Happy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: