Indivíduo - Conceito, o que é, Significado

gorgeous newborn baby sleepingO conceito indivíduo é uma forma impessoal de se referir ao ser humano. Enquanto o conceito pessoa atribui mais humanidade ao ser humano, o conceito indivíduo se conecta de forma direta com a filosofia do individualismo, onde a liberdade individual se torna o principal motor de felicidade. A sociedade está formada por indivíduos que compõem o tecido social de um grupo.

Um indivíduo é uma pessoa independente em relação aos demais, um ser autônomo definido por sua capacidade racional e força de vontade. Todo ser humano tem um nome e sobrenome a zelar que exemplifica a existência de qualquer ser humano, mas que também se refere a uma pessoa de forma genérica, ou seja, não se refere a uma pessoa em particular.

O conceito indivíduo é utilizado geralmente na Sociologia, ciência que estuda o tecido social, mas que é pouco frequente no contexto coloquial onde as pessoas preferem uma entidade mais pessoal e espiritual. Isto é, o termo pessoa é mais utilizado, pois se refere mais à essência corporal e espiritual de um ser humano.

A sociedade mostra como diferentes pessoas em termos individuais estabelecem relações entre si criando grupos de indivíduos, por exemplo, grupos de amigos. Entretanto, além desta vertente relacional, o conceito indivíduo também mostra que cada um tem seu próprio objetivo e personalidade, ou seja, as pessoas são dotadas de dignidade. Toda pessoa é individual porque tem a capacidade de tomar decisões por si só de forma livre graças a sua inteligência e vontade.

A sociologia estuda a sociedade utilizando algumas ferramentas como a realização de pesquisas e o estudo de um determinado setor da sociedade. Por exemplo, em uma pesquisa, são levadas em conta as porcentagens estatísticas em função das opiniões dos indivíduos que participaram desse estudo. A partir dessa pesquisa são extraídas conclusões diferentes graças à opinião dos indivíduos participantes. Além disso, existem outras ferramentas úteis como a sondagem, por exemplo.

A partir de outro ponto de vista, o conceito indivíduo também se refere ao caráter individual e, portanto, indivisível, ou seja, não pode ser dividido em elementos menores.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: