Holodomor - Conceito, o que é, Significado

Em ucraniano a palavra holodomor quer dizer morte por fome. Entretanto, este termo é empregado para referir-se a um momento mais específico da história da Ucrânia, o período entre 1932 e 1933. Durante esta fase o povo ucraniano enfrentou uma situação devastadora: má colheita de grãos e uma bruta repressão dirigida pelo mandatário soviético Lósif Stalin.

Contexto histórico

No início da década de 1930 a Ucrânia já fazia parte da União Soviética, mas tinha certa autonomia econômica. Até então o povo ucraniano desfrutava de uma prosperidade econômica e, neste sentido, a Ucrânia era conhecida como a cesta de pão da Europa, pois o cultivo de grãos de suas colheitas era exportado a todo o continente. Do ponto de vista político e cultural, os ucranianos exigiam uma maior autonomia em relação ao poder central de Moscou e havia um clima social de exaltação cultural.

A reação comunista

Stalin considerou que a prosperidade ucraniana podia representar um perigo para a unidade da União Soviética e para o projeto comunista. Por este motivo, colocou em prática uma estratégia para enfraquecer a Ucrânia. Esta estratégia teve vários fundamentos:

1) Impor a coletivização das terras agrícolas e suprimir o sistema de produção dos camponeses ucranianos;

2) Processar e reprimir todos aqueles que se opunham a coletivização (se alguém fosse contra às medidas instituídas era considerado um inimigo do povo e por esta razão enviada a um campo de concentração ou gulag);

3) Confiscar o plantio de grãos dos agricultores;

4) Isolar a população através do controle do exército para que não pudessem ter acesso a nenhuma fonte de alimentos.

O resultado de tudo isso foi devastador: milhões de ucranianos morreram de fome e durante a dura repressão soviética foram vividos episódios de autêntico terror (famílias inteiras morreram por falta de comida, assassinatos, saques, casos de canibalismo, camponeses queimado vivos, etc.).

Consequências do genocídio

Os historiadores consideram que o holodomor ou genocídio ucraniano pode ser comparado ao holocausto sofrido pelos judeus na Segunda Guerra Mundial.

Em relação ao número de mortos, há várias versões (um mínimo de 3 milhões e um máximo de 15). De qualquer forma, todo quarto sábado do mês de Novembro na Ucrânia são acesas milhões de velas em homenagem às vítimas do Holodomor.

A sociedade ucraniana procura manter viva a memória do Holodomor (de 1932 a 1933), pois durante o período comunista os organismos oficiais impediram que se soubesse a verdade sobre o genocídio ucraniano.

Alguns historiadores russos rejeitam a versão oficial dos ucranianos e afirmam que esse período de fome não atingiu apenas a Ucrânia, ocorreu também em outros territórios da União Soviética (por exemplo, no Uzbequistão). Por outro lado, o governo russo ainda não reconhece o genocídio ucraniano.

Imagem: Fotolia. bildlove

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: