A epígrafe é um conceito utilizado especialmente no campo da literatura, da comunicação e da arquitetura.
Na arquitetura, as epígrafes são muito comuns, trazem uma distinção e consistem na inscrição de legendas sobre os muros de algum edifício ou monumento. Muitas vezes indica o destino que tem ou que teve em algum momento essa construção.
Por outro lado, na literatura, este conceito é extremamente utilizado para designar uma frase que afirma ou sentencia alguma questão relacionada a uma obra literária, assim o autor a coloca, por exemplo, no começo de um capítulo ou abaixo do título da obra.
E como já antecipamos no início deste artigo, outra área superfamiliar para este conceito é a jornalística, inclusive aqueles que não exercem a profissão reconhecem o termo atribuído especialmente ao jornalismo.
Nos meios informativos, a epígrafe é um dos elementos fundamentais de uma notícia junto com a manchete, a foto, o título auxiliar e o corpo, também consiste em uma breve descrição da fotografia acompanhando a informação ou nota.
Muitas vezes as fotografias são portadoras de informações impactantes, inclusive geralmente informam mais do que mil palavras, mas claro, é importante que as mesmas estejam devidamente descritas para que o leitor possa compreender a história e o seu contexto.
A epigrafia é a disciplina científica que estuda profundamente as inscrições antigas oportunamente realizadas em materiais sólidos, tais como muros e pedras, inclusive compete o desenvolvimento de métodos e técnicas especiais para ler e compreender outros idiomas ou dialetos não contemporâneos. Vale destacar que esta ciência trabalha em parceria com a história e ajuda, em muitos sentidos, a promover a história da humanidade e das diversas culturas que passaram pelo planeta.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2015). Conceito de Epígrafe. Em https://conceitos.com/epigrafe/. São Paulo, Brasil.