O termo eletrólise quer dizer destruição pelo efeito da eletricidade. Em outras palavras, é o processo de decomposição de uma substância por meio da eletricidade.
Quando a água de um recipiente é submetida a uma carga elétrica de corrente contínua provoca a “ruptura” da água, ou seja, o hidrogênio e o oxigênio se separam. Portanto, não se trata de um fenômeno espontâneo, mas sim artificial. Assim, o oxigênio que envolve uma barra de ferro faz com que ele oxide e se transforme em óxido de ferro (este fenômeno é semelhante ao que acontece com as grades metálicas expostas à chuva).
Este tipo de experiência tem uma utilidade prática, pois devido a isso é possível determinar a presença de minerais na água.
O teste da eletrólise da água é muito comum para medir a qualidade da água potável. Este teste não estabelece as impurezas da água, mas serve para conhecer o conteúdo de minerais essenciais.
O ferro pode ser dissolvido através um teste de eletrólise. Isto é especialmente útil para eliminar o óxido que se acumula nas peças de ferro. O cobre é um metal que às vezes precisa ser refinado para perder sua pureza original e, para isso, é necessário realizar uma aplicação da corrente elétrica sobre este metal.
Os metais pesados como o ferro e o cobre podem acumular-se na água dos rios através da atividade industrial ou mineira. Quando isso acontece, a água é potencialmente perigosa para a saúde dos seres humanos e para a sobrevivência dos peixes. Para corrigir esta situação é necessário empregar métodos eletroquímicos.
O processo da eletrólise é estudado por uma disciplina chamada Eletroquímica. Este ramo da ciência está focado nas relações qualitativas e quantitativas existentes entre as reações químicas e a eletricidade.
Na eletrólise, a energia elétrica gera reações químicas. Isso se deve ao cumprimento das leis de Faraday.
A primeira lei de Faraday afirma que a massa de uma substância em contato com eletrodos é diretamente proporcional à carga elétrica.
A segunda lei diz que as massas de diferentes elementos liberados pela mesma quantidade de eletricidade são proporcionais aos seus equivalentes químicos.
Ambas as leis foram descobertas no século XIX e permitiram a compreensão de um fenômeno, a indução magnética. Este processo foi um passo fundamental para a invenção do primeiro dínamo e o primeiro gerador elétrico. Como regra geral, a eletroquímica é uma área do conhecimento especializada em duas reações fundamentais: a oxidação e a redução.
Imagem Fotolia. doethion
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2018). Conceito de Eletrólise. Em https://conceitos.com/eletrolise/. São Paulo, Brasil.