O egocentrismo se destaca como o elogio excessivo que um indivíduo realiza sobre sua própria personalidade a ponto de transformá-la no centro das atenções e de interesse tanto pessoal como do ambiente que interage.
De acordo com ela, o egocentrismo se destaca especialmente porque sua personalidade é vista de maneira exacerbada, com tendência a acreditar que suas opiniões, ideias, interesses, entre outras, são muito mais significativas do que qualquer outro indivíduo, embora a realidade demonstre o contrário.
Deve-se destacar que a pessoa egocêntrica, como é chamada o indivíduo que sofre de egocentrismo, dispõe de um ego exagerado que o leva a acreditar que tudo deve ser orientado em seu sentido, no entanto, quando as coisas não acontecem pode desencadear uma grande tensão dentro do indivíduo com seu entorno; isso ocorre quando não é reconhecido ou exaltado como acha que deveria ser.
Um dos comportamentos mais comuns dos indivíduos que sofrem de egocentrismo é o fato de menosprezar o próximo, pois acredita justamente que ele é o mais importante e o que tem sempre a razão. Então, quando o outro manifesta algo diferente não aceita e despreza a proposta como algo pobre, de pouca qualidade, entre outros argumentos.
Outra situação bastante comum de uma pessoa egocêntrica é a falta de interesse que demonstra em relação à felicidade do outro, ou seja, não se sente feliz quando vê um amigo feliz, em compensação, só se sente bem quando o outro atende todos os seus desejos e interesses.
A personalidade egocêntrica é bastante simples de reconhecer em um grupo, pois é aquela que constantemente tenta se destacar e tornar-se o centro das atenções em determinada reunião.
Imagem: Fotolia. shepherd302
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de Egocentrismo. Em https://conceitos.com/egocentrismo/. São Paulo, Brasil.