Conceito » Ciência » Dinamômetro

Dinamômetro - Conceito, o que é, Significado

O dinamômetro é um dispositivo que permite medir forças, especialmente a denominada força-peso. Através deste instrumento é possível calcular a força com a qual um objeto é atraído pela terra, em outras palavras, o peso de tal objeto.

Ideia básica de seu funcionamento

No interior do dinamômetro há um cilindro e dentro dele existe uma haste com escala graduada. No extremo do aparelho há um gancho que serve para pendurar o objeto a ser pesado. Uma vez que pendurado o objeto, a haste se detém em determinada posição e o valor da marca indica a força exata que realiza o objeto.

Quando um objeto com determinada força é introduzido na água, a força resultante será menor. Isto não significa que o objeto pese menos na água, mas que o peso do objeto foi compensado por uma força diferente, a força que exerce a água sobre o objeto (neste caso, o dinamômetro marcará a diferença entre a força-peso do objeto e a força da água).

A lei de Hooke e o conceito de força

O funcionamento do dinamômetro se baseia na chamada lei de Hooke. Segundo esta lei, o alongamento de um material com certa elasticidade está relacionado diretamente à força aplicada ao mesmo.

A lei de Hooke serviu como princípio físico para a invenção posterior do dinamômetro. Seu inventor foi o genial cientista inglês Isaac Newton. Vale lembrar que o conceito força é medido precisamente em newtons.

A ideia de força se refere à possibilidade de um objeto acelerar. A aceleração de um objeto é uma questão diferente da sua velocidade. Assim, a velocidade determina a rapidez de um objeto e é medida em unidades de distância por unidade de tempo (como metros por segundo ou quilômetros por hora). Em compensação, a aceleração é a variação da mudança na velocidade com o tempo e é medida em unidades de velocidade por unidade de tempo. Consequentemente, qualquer circunstância que faça um objeto acelerar, frear ou mudar a direção se trata de uma força.

Um aparelho amplamente utilizado pelos mecânicos

As medidas do dinamômetro são aplicadas aos veículos automotores, às motocicletas e a todo tipo de meio de transporte. Esta ferramenta serve para medir a potência e a força dos motores.

Quando o dinamômetro incorpora sensores adicionais é possível medir outros fatores, como a mistura de combustível, a temperatura ambiente ou a temperatura do motor. Todas estas medidas permitem diagnosticar o estado dos veículos.

Imagem: Fotolia. yliv

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: