O despeito é um sentimento que acontece no plano sentimental. Esta sensação de ressentimento com o próximo pode ser vivida de maneira mais intensa com o término de um relacionamento, especialmente, quando o abandonado não aceita a decisão daquele que opta em colocar um ponto final na relação. O despeito surge quando uma pessoa sente que tem que aceitar uma decisão que lhe desagrada e que não a tomou por decisão própria, mas porque lhe foi imposta.
O despeito é o sentimento de desencanto que acontece, na realidade, quando uma pessoa apaixonada abre os olhos diante de uma situação que tem de aceitar que sua história deu uma volta inesperada. E ainda mais, essa volta deixa um sabor amargo no amado. Quando uma pessoa experimenta o sentimento do despeito após a ruptura de um relacionamento, ela presta mais atenção nos aspectos negativos do que na experiência vivida, inclusive, sente-se contaminada emocionalmente pelo ressentimento, frustração, raiva e rancor.
Uma pessoa despeitada se irrita com o outro e também com a própria realidade. Em certas ocasiões, essas pessoas realizam certas ações para prejudicar o outro como consequência desse sentimento de despeito. A partir deste ponto de vista, é importante destacar que experimentar este sentimento é algo estreitamente humano, no entanto, eticamente o despeito não deve servir de desculpa para realizar certas ações injustas, uma vez que racionalmente todo ser humano tem a capacidade de refletir sobre suas ações e sentimentos.
O despeito não controlado pode levar a pessoa à obsessão e à vergonha pessoal. Em ambos os casos, a dor aumenta ainda mais quando se alimenta o rancor.
O sentimento de perda que acontece após o término de um relacionamento deixa a pessoa padecida de despeito em estado de choque. Isso faz com que a pessoa se sinta frustrada, assim, ela coloca todas as suas forças e esperanças no desejo de reconquistar o ex-amado ou amada.
O despeitado se coloca no papel de vítima e considera o outro culpado por essa dor não merecida. Por isso, para superar o despeito é muito importante ir além das etiquetas de “bom” ou “mau” para entender que todo ser humano deve ser feliz por si só sem deixar entrar na dependência do outro.
Foto: iStock, Madhourse
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2015). Conceito de Despeito. Em https://conceitos.com/despeito/. São Paulo, Brasil.