Em quase todos os tipos de vida, pessoal, profissional, entre outros, a organização é a chave para alcançar o êxito dos projetos empreendidos.
No plano laboral, a estrutura e a organização são os pontos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. Assim, a organização precisa ser compreensível para todos os seus funcionários. Quando isso não está claro, surgem inconvenientes e sérios problemas que afetam o rendimento do empregado e o bom andamento da empresa.
No entanto, no que se diz respeito à organização de uma empresa, a departamentalização consiste em uma das ferramentas mais importantes para a obtenção de bons resultados.
Basicamente consiste na divisão do trabalho em funções separadas, esta situação prova que isso causa benefícios à empresa, pois assim há uma maior especialização do empregado dentro do setor que exerce seu trabalho. A ideia de departamentalização está extremamente associada em conseguir fazer com que as funções sejam desenvolvidas de maneira eficiente.
No entanto, vale destacar que em matéria de departamentalização de uma organização, um mais um não é dois como na matemática, por isso, o que muitas vezes é aplicado e benéfico para uma empresa pode não ser para outra.
Neste sentido, o plano executado deve ser estudado por seus gerentes e atender às demandas e necessidades do negócio em questão.
Assim, o critério de departamentalização deve estar vinculado a questões como: os objetivos da empresa, a conjuntura externa, a tecnologia empregada, as tarefas realizadas, a formação dos empregados, as dimensões da empresa, a existência de delegações em zonas geográficas mais afastadas da região central, entre as principais.
Desta forma, podemos encontrar os seguintes tipos de departamentalizações: funcional, de produtos, geográfico, de clientes, entre outros.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2015). Conceito de Departamentalização. Em https://conceitos.com/departamentalizacao/. São Paulo, Brasil.