No mundo existem três abordagens principais na hora de entender e viver a religião: o monoteísmo, o politeísmo e o animismo. Cada uma dessas crenças faz parte, por sua vez, do sistema de organização de uma igreja. A cientologia é uma religião que se distingue dos pensamentos tradicionais, pois não se baseia em um Deus e um texto sagrado.
Para seus seguidores, é uma proposta libertadora destinada à felicidade, já para outros se trata de uma seita destrutiva com fins lucrativos.
A Cientologia surgiu no início do século XX, nos Estados Unidos, e suas doutrinas se inspiram nas ideias de Ron Laffayette Hubbard, um escritor norte-americano de ficção científica que argumentava em seus livros que foram os extraterrestres que inculcaram as várias religiões existentes, incluindo logicamente o Cristianismo.
Os fiéis que fazem parte deste movimento praticam uma forma de terapia conhecida como auditoria. Esta consiste em ajudar os fiéis a libertar-se das experiências negativas de seu passado.
De acordo com os seguidores deste movimento, certas práticas da psiquiatria tradicional são uma verdadeira ameaça e por este motivo devem ser neutralizadas pelos princípios da Cientologia.
Entre os cinesiologistas, há uma lista de personagens famosos: John Travolta, Tom Cruise, Kirstie Alley, Juliette Lewis, entre outros.
Da mesma forma que outros grupos religiosos, alguns dos seus membros se desvinculam e denunciam certas práticas de manipulação de conduta. Neste sentido, os ex da Cientologia afirmam que foram feitos a acreditar que teriam uma vida cheia de satisfações e felicidades e que não teriam mais doenças psicossomáticas nem outras formas de sofrimento.
Uma das estratégias utilizadas consiste em anular a consciência crítica dos indivíduos
Neste sentido, os fieis são convencidos de que tudo o que ocorre com eles em suas vidas é positivo e satisfatório.
Os membros deste grupo são informados que serão ajudados psicologicamente e por este motivo a organização averigua todos os detalhes sobre suas vidas. Através deste procedimento possuem toda a informação necessária para chantagear e pressionar.
Os críticos da Cientologia afirmam que esta organização não passa de um disfarce e que na realidade esconde interesses perversos, especialmente benefícios econômicos. Em suma, existem aqueles que consideram uma seita destrutiva.
Imagem: Fotolia. Atlantis
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2017). Conceito de Cientologia. Em https://conceitos.com/cientologia/. São Paulo, Brasil.