Cérbero - Conceito, o que é, Significado

Cérbero, conhecido muitas vezes como Cerberus, era um cachorro de aspecto monstruoso com três cabeças e uma cauda de serpente. Na mitologia grega esta criatura de aparência feroz cumpria uma função muito específica: proteger as portas do submundo ou reino de Hades.

Desta maneira, ninguém poderia entrar sem permissão em Hades e nem mesmo sair de lá, pois Cérbero se encontrava acorrentado entre as portas.

Cérbero era um dos filhos de uma monstruosa ninfa marina chamada Equidna e de um deus em forma de monstro chamado Tifón. Cérbero é o irmão de outros seres igualmente sinistros, como a Hidra de Lerna, o Ortro e a Quimera.

Na história da arte é representado geralmente com olhos cor de sangue, um aspecto feroz e uma forte cor negra.

Cérbero no mito de Orfeu e Eurídice

Na mitologia grega Orfeu era filho de Apolo e Calíope. Orfeu se casou com uma bela ninfa chamada Eurídice. Um dia Eurídice pisou acidentalmente em uma cobra venenosa quando fugia de um dos filhos de Apollo que pretendia possuí-la. Ela morreu e Orfeu ficou profundamente angustiado.

Para resgatar sua amada do mundo dos mortos decidiu ir para o submundo. Ali conheceu Cérbero e para acalmar o cão feroz de três cabeças começou a tocar em sua lira uma bela melodia até que conseguiu fazer a fera dormir em paz. Com este engenhoso truque Orfeu pode chegar até sua amada e salvá-la.

Comovidos pelo amor de Orfeu, os deuses permitiram que saíssem juntos, mas impôs uma condição: Eurídice teria que ir atrás de Orfeo pelo caminho da luz e não poderia olhar para trás para observá-la.

Orfeu não pôde resistir à tentação e olhou para trás para comprovar se sua amada esposa lhe seguia. Naquele momento Eurídice desapareceu para sempre e Orfeu ficou profundamente desconsolado até o final dos seus dias, com apenas a companhia de sua lira e alguns animais que se aproximavam para escutar sua música.

Cérbero e os doze trabalhos de Héracles

O deus Zeus se fez passar pelo marido de Alcmena e a deixou grávida. Fruto deste encontro nasceu Héracles (também conhecido como Hércules na mitologia romana).

Hera, a verdadeira esposa de Zeus, sentiu-se humilhada pela infidelidade do seu esposo e dirigiu sua raiva contra Héracles.

A vingativa Hera fez com que Héracles tivesse que enfrentar todo tipo de prova, os conhecidos Doze Trabalhos de Hércules. O último deles foi precisamente para enfrentar o cachorro de três cabeças que guardava os portões do submundo.

Apesar de sua força, Cérbero foi vencido pela imensa força de Héracles.

Imagem: Fotolia. kuco

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: