Sem dúvida, toda pessoa é um ser único e exclusivo com um dom concreto, uma luz especial em sua essência, capacidade de superação infinita, inteligência para tomar a decisão correta, senso comum para escolher o conveniente e iniciativa. O autodesenvolvimento mostra o compromisso que uma pessoa assume consigo mesma em crescer como pessoa no cumprimento de novos objetivos.
Uma pessoa que tem o desejo de evoluir, ou seja, que quer crescer na vida; deve ter claro o seu objetivo e também o plano de ação que deseja realizar, isto é, saber os passos que deve dar para chegar aonde quer. O autodesenvolvimento está baseado na atitude proativa que reflete a iniciativa da busca pela felicidade e não delegar à mão de terceiros. É muito gratificante ter amigos e um amor, entretanto, ninguém pode tomar decisões por si mesmo.
O processo de desenvolvimento pessoal exige várias etapas. Em primeiro lugar, a pessoa tem que saber o quer mudar; em segundo, deve saber claramente o que pode fazer para melhorar; e em terceiro lugar, deve decidir aonde quer chegar. Uma pessoa com vontade de desenvolver-se e crescer na vida é aquela que tem expectativas e preocupações, que não fica estancada numa zona de conforto e cria asas para voar, ditado do ponto de vista metafórico.
Para potencializar o autodesenvolvimento, é importante aperfeiçoar-se, por exemplo, é conveniente ter vontade de aprender, fazendo cursos de formação, lendo livros, sendo observador, participando de palestras, de processos de coaching, etc.
Ao longo da vida, uma pessoa continua com a mesma identidade, entretanto, ela pode evoluir e mudar através de novas experiências, do grau de maturidade do momento, das circunstâncias pessoais, entre outras. O autodesenvolvimento pode remeter a dois planos de vida: o plano sentimental e o plano profissional.
Na vida, tudo muda e nada permanece, ou seja, a adaptação à mudança é uma premissa básica de vida otimista. Uma pessoa preocupada com o autodesenvolvimento mostra o desejo de alcançar novos objetivos, cumprir com suas metas, realizar os sonhos do coração e conseguir o melhor de si mesmo. Inclusive as pessoas idosas, até mesmo as com mais de oitenta anos, podem seguir crescendo.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2014). Conceito de Autodesenvolvimento. Em https://conceitos.com/autodesenvolvimento/. São Paulo, Brasil.