Conceito » Tecnologia » Antivírus

Antivírus - Conceito, o que é, Significado

AntivirusEntende-se por antivírus um programa informático capaz de detectar e frear o vírus de um computador antes de infectar um sistema, ou até mesmo eliminá-lo após a infecção.

O vírus e o antivírus fizeram parte da corrida armamentista em plena guerra fria num confronto entre Estados Unidos e União Soviética. E se de um lado havia o vírus, do outro lado havia o antivírus, assim, em que consiste este último?

A corrida armamentista entre vírus e antivírus começou com o reconhecimento de assinaturas. Estas "assinaturas" não são nada mais do que trechos do código de vírus, dos quais o antivírus pode detectar com uma varredura completa de todos os arquivos no sistema

Esta forma de proceder tem um inconveniente: os falsos positivos. Algumas vezes, os programas usados em códigos similares para permanecer residentes na memória eram detectados falsamente como vírus, mas que na realidade não eram.

As técnicas de detecção de antivírus evoluíram para prestar atenção no comportamento dos programas, detectando aqueles que são suspeitos por suas ações. Assim, certas características de vírus como a autorreplicação (que imitam os contágios dos vírus biológicos) foram apresentadas em microscópio para a observação do antivírus.

Com o tempo variaram as formas de um vírus atingir um computador

Se no início a principal via de infecção consistia na troca de disquetes, a irrupção e posterior popularização da Internet fizeram com que a rede das redes se tornasse a principal fonte de infecção nos computadores de usuário final e corporativo.

Os objetivos dos criadores de vírus também variaram: se no início tratava mais de “dar um susto” no usuário, onde os vírus agiam de forma rápida e visível, ao longo do tempo as máfias organizadas passaram a enxergar o potencial desses patógenos como ferramenta.

Como consequência disso, a atuação dos vírus passou a ser silenciosa, não conheciam o sistema e também se especializaram em outras tarefas.

Devido a esta sofisticação dos patógenos informáticos, o antivírus evoluiu e com sua evolução incorporou um maior número de funções, o que levou o surgimento do mercado de anti-malware.

Em relação às funcionalidades do antivírus, o anti-malware adiciona outras em matéria de segurança, como o firewall, o antispam, a detecção e eliminação de adware, assim como a proteção ativa e integral do sistema.

O anti-malware foi criado para ser uma defesa integral contra qualquer ameaça, enquanto que o antivírus é mais especializado contra qualquer tipo de ameaça concreta

Pode-se dizer que, hoje em dia, o antivírus é um dos componentes mais completos, complexos e abrangentes do sistema, são chamados de anti-malware e protegem o computador de todas as ameaças possíveis, incluindo os vírus.

Sua missão é proativa, mantém um módulo residente na memória do sistema e um mecanismo de varredura por meio de pedido para realizar a análise do sistema.

Devido ao ritmo de desenvolvimento e crescimento do malware, parte dos dados do antivírus vai para a nuvem, assim se ganha em velocidade e não depende tanto das atualizações.

O modelo de consumo dos produtos antivírus também evoluiu ao longo do tempo e passou a ser incorporado o modelo SaaS (Software as a Service, ou programas como serviço), as assinaturas anuais ou pagamentos mensais, assim como a possibilidade de cobrir com um só produto a segurança dos computadores e dos dispositivos móveis.

Relacionados:

  1. Casais Sorodiscordantes
  2. Guerra Fria
  3. Mundo Multipolar e Bipolar
  4. ISID
  5. Exame de Papanicolau
  6. Programa
  7. Corrida Espacial (1957-1975)
  8. Sequela em Saúde
  9. Programação
  10. Incidência