Conceito » Aprender » Alcatraz

Alcatraz - Conceito, o que é, Significado

Prisão, cadeia, cárcere ou centro penitenciário são algumas denominações equivalentes, uma vez que todas se referem a um recinto onde os presos são confinados por ter cometido um crime. A prisão de Alcatraz é atualmente uma das visitas turísticas mais típicas para aqueles que viajam a cidade de São Francisco. Em relação à sua localização exata, está situada na ilha de Alcatraz, na Baía de São Francisco, Califórnia.

Entre 1934 e 1963 foi um centro penitenciário de alta segurança

Antes de se tornar uma prisão foi uma fortificação militar, construída no século XVIII pelos espanhóis com a intenção de controlar o acesso à Baía de São Francisco, sendo que seu primeiro nome foi "Ilha dos Alcatrazes". Foi batizada com este nome pelo tenente naval espanhol Juan Manuel de Ayala.

Posteriormente, este lugar serviu como centro penitenciário para abrigar prisioneiros militares durante a Guerra Civil dos Estados Unidos.

A população carcerária desta prisão, popularmente conhecida como "a Rocha", incluía alguns dos criminosos mais famosos.

Em suas celas estiveram os mafiosos Al Capone e George Barnes, além de assassinos como Alvin Karpis e George Robert Stroud (este último foi conhecido como "o homem dos pássaros" e sua vida na prisão foi levada ao cinema por Burt Lancaster através do filme "O homem de Alcatraz").

Em 1962, três prisioneiros organizaram um engenhoso plano de fuga durante sete meses e conseguiram fugir da prisão e escapar da ilha com uma jangada feita com capas de chuva. Nunca foram encontrados e todo tipo de história foi contado sobre eles: alguns pesquisadores afirmam que fugiram para o Brasil, mas segundo a versão oficial morreram afogados nas águas frias da Baía de São Francisco.

Dados de interesse

- Em 1963 a prisão foi fechada devido aos altos custos de manutenção.

- Entre as histórias mais marcantes sobre este lugar, destacam-se alguns episódios de fenômenos paranormais.

- Apesar de sua fama de centro penitenciário sinistro, os prisioneiros contavam com instalações esportivas, eram bem alimentados e dispunham de água quente. A população reclusa realizava atividades lúdicas e vale destacar que Al Capone integrava uma banda tocando banjo.

- Para tentar impedir possíveis tentativas de fuga, os funcionários da prisão espalharam uma notícia falsa, mas muito eficaz: que havia tubarões nas águas da Baía de São Francisco.

- Em 1969, um grupo de nativos americanos ocupou a ilha durante um ano e meio. Com esta ação reivindicavam que a ilha se tornasse uma reserva para a população de índios Sious e Lakota.

- Atualmente, a ilha de Alcatraz está integrada ao sistema de parques nacionais dos Estados Unidos.

Relacionados:

  1. Ilha
  2. Prisão Domiciliar
  3. Área 51
  4. Auschwitz
  5. Crime de Guerra
  6. Disfemismo
  7. Colosso de Rodes
  8. Anistia Internacional
  9. Cela
  10. Trópico de Câncer