O contato físico é necessário em qualquer momento da vida, por exemplo, como mostra a fase dos bebês em que a criança precisa da atenção constante de seus pais. Nesta fase, o carinho se torna o alimento da alma (do estado de espírito) da mesma forma que o leite materno é essencial para o bem-estar físico do bebê. O abraço mostra a necessidade de reconhecimento que sente um ser humano, como também para poder expressar e comunicar-se (a comunicação vai além da palavra como mostra a linguagem corporal).
Um abraço é sinal de linguagem corporal por onde uma pessoa demonstra todo seu afeto, carinho e apoio incondicional à outra. Aquele abraço de um amigo que se tem na hora de dificuldade é muito importante, como também o abraço pode ser valioso quando se recebe uma boa notícia, neste caso, a pessoa pode parabenizar a outra através deste gesto.
O ser humano é composto de corpo e mente. Assim, um abraço mostra com perfeição a natureza complexa de um ser humano em seus dois aspectos corporais e espirituais. O abraço tem uma vertente física como mostra o gesto através do contato existente entre duas pessoas, mas também tem um valor emocional se analisarmos o tipo de mensagem que expressa este gesto de carinho.
Os benefícios de um abraço são tão saudáveis que podem ser considerados uma terapia sadia como expressa a abraçoterapia. Esta que está focada no poder de cura através dos abraços da mesma forma que a risoterapia mostra sua força através do humor. Quando uma pessoa está doente ela precisa de tratamento médico específico, entretanto, existem outras formas de terapia que também são muito importantes: o carinho e a companhia. Enfim, o abraço, apoio incondicional do afeto e do amor, é um tipo de mensagem que uma pessoa pode transmitir a outra para oferecer apoio.
Os abraços fazem parte da linguagem do amor e da amizade. Do ponto de vista da saúde são fantásticos para reduzir o estresse e a ansiedade do dia a dia, além do mais, servem para potencializar a alegria na vida das pessoas.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2015). Conceito de Abraçoterapia. Em https://conceitos.com/abracoterapia/. São Paulo, Brasil.