O valor é uma qualidade que se dá às coisas, aos acontecimentos ou às pessoas, uma valorização ética ou estética correspondida a cada caso e que pode ser negativo ou positivo. Ao ser uma questão extremamente importante e amplamente estudada dentro do campo da filosofia, é que existe um ramo que lida apenas com o estudo do caso: a axiologia. Basicamente, ela abordará a natureza e a essência do valor em questão.
Em relação a sua natureza, as correntes filosóficas do Idealismo e do Materialismo propõem duas questões distintas conflitantes entre si. Dentro do idealismo há duas posturas, por um lado o idealismo objetivo que acredita que o valor está fora das pessoas ou coisas, no entanto, para o idealismo subjetivo o valor pode ser encontrado na consciência das pessoas.
Já o Materialismo, considera que a natureza do valor reside e dependerá da capacidade que tenha cada ser humano para avaliar objetivamente o mundo.
Por outro lado, os valores também são utilizados para dar uma ideia aprofundada das características morais que possuem as pessoas. Entre os valores mais destacados e que a maioria das pessoas buscam com meta pessoal, podemos citar a responsabilidade, a humildade, a solidariedade e a piedade.
Os valores para a sociedade ou comunidade na qual cada ser humano se desenvolve, vive e convive com os demais, costumam ser utilizados para dar lições sobre quais seriam as ações ou atitudes a seguir, e quais a deixar de lado porque prejudicam a feliz convivência dentro de uma sociedade ou porque afetam o desenvolvimento do próximo.
Muitas vezes, em casa ou na escola, os valores são exemplos das relações sociais para que as crianças aprendam a agir sempre com respeito ao próximo. Certamente, quando uma pessoa atua com algum dos valores citados acima, poderemos dizer que ela tem valor. Por causa dessa convenção social, podemos dizer que os valores são de suma importância e que a cultura é resultado dessa consequência.
Com isso surgiu a famosa escala de valores que impera na sociedade e que propõe valores dos mais positivos aos mais negativos.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2013). Conceito de Valor. Em https://conceitos.com/valor/. São Paulo, Brasil.