Urgência - Conceito, o que é, Significado

UrgenciaDenomina-se urgência à situação que exige uma tomada de decisão imediata a fim de evitar efeitos indesejados. As urgências podem referir-se a várias circunstâncias que colocam em jogo a saúde, a vida ou o patrimônio das pessoas. Geralmente, são situações imprevistas que acontecem sem que a maioria da população esteja preparada para elas. É por esta razão que existem órgãos preocupados em dar uma resposta às urgências surgidas. Para isso, existem pessoas capacitadas para exercer de modo eficiente as diferentes situações que possam acontecer. Também existem diversos canais que a população pode ter acesso para atender as situações excepcionais.

Um caso típico de urgência que acontece normalmente é sobre um problema de saúde. Para explicar esta questão, existem áreas exclusivas de um hospital que tratam de dar uma resposta rápida aos inconvenientes surgidos. Assim, dispõem de uma série de meios, procedimentos e funcionários para atender e dar os primeiros socorros às pessoas que necessitam de um rápido atendimento. As urgências recebem um tratamento especial devido a sua complexidade e por isso as ambulâncias são necessárias para dar os primeiros auxílios.

O incêndio é outro exemplo de urgência habitual. O fogo deve ser apagado o mais rápido possível para evitar danos maiores. Neste caso, existe o corpo de bombeiros que possui pessoal capacitado, ferramentas, conhecimento e os protocolos para atuar da maneira mais apropriada.

Dada a importância de comunicar a existência de uma urgência e de que este conhecimento chegue às pessoas certas, muitos países estabelecem uma linha telefônica para que as pessoas possam chamar e explicar a situação que se encontra ou do problema vigente. Esta linha comunica rapidamente a organização e o pessoal capacitado da região mais próxima para resolver o problema.

Independentemente dos canais institucionais e sociais, é importante que cada cidadão tenha algum tipo de conhecimento básico para lidar com uma situação de emergência. Cada área da atividade humana tem suas próprias particularidades, mas em casos genéricos é importante ter acesso aos números telefônicos que possam atendê-lo na hora de uma necessidade e assim resolver o problema.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: