Conceito » História » Treblinka

Treblinka - Conceito, o que é, Significado

A pequena cidade de Treblinka está situada a setenta quilômetros de Varsóvia, capital da Polônia. O nome deste lugar passou para história porque durante por dois anos os alemães fixaram nesta área um dos campos de extermínio nazista para assassinar milhões de judeus. El campo de exterminio de Treblinka formaba parte de la Operación Reinhard, el término en clave empleado por los nazis para referirse al holocausto judío

O campo de extermínio Treblinka fazia parte da Operação Reinhard, um termo em segredo usado pelos nazistas para referir-se ao holocausto judeu.

As instalações de Treblinka estiveram operando desde o verão de 1942 até o final de 1943

Estima-se que durante este período de tempo morreram entre 700.000 e 900.000 judeus. Estes números também incluem ciganos, homossexuais, dissidentes alemães e republicanos espanhóis.

Um método empregado nos assassinatos era o conhecido sistema de câmara de gás

No entanto, os sobreviventes de Treblinka deixaram testemunhas sobre todo tipo de crueldades. Neste sentido, eram arrancadas as peças de ouro das dentaduras dos mortos, havia outros experimentos com diferentes métodos para matar, onde há evidências de que milhares de crianças também foram executados.

No verão de 1943 um grupo de prisioneiros judeus se revoltou contra os dirigentes do campo. Seu objetivo era duplo: destruir as instalações de Treblinka e permitir a fuga dos prisioneiros

Os prisioneiros organizaram a fuga quando tiveram notícias da derrota do exército alemão em Stalingrado. A rebelião começou de modo favorável para os presos, pois haviam conseguido armas de um armazém e as instalações de Treblinka começaram a pegar fogo. Apesar do sucesso inicial, os prisioneiros que escaparam foram facilmente capturados porque não conheciam a área circundante.

Quando as instalações de Treblinka foram abandonadas, os nazistas queimaram todos os documentos que estavam relacionados às suas atrocidades. Outro fato é que estas terras de Treblinka se tornaram áreas de cultivo. Isto serviu como um álibi perfeito para aqueles que negavam o holocausto judeu. Embora não haja provas e nenhuma evidência sobre seus crimes, os sobreviventes e um grupo reduzido de prisioneiros fugitivos deixaram o seu testemunho do que aconteceu por lá.

O campo de extermínio se encontrava camuflado

Todas as máquinas de matar colocadas em prática pelos nazistas não podiam estar à vista. No caso de Treblinka, os alambrados utilizados foram revestidos com galhos verdes e desta maneira o campo podia ser confundida com uma área de cultivo como outra qualquer.

Imagem: Fotolia. zeneka

Relacionados:

  1. Auschwitz
  2. Solução Final (Genocídio)
  3. Negação do Holocausto
  4. Revisionismo Histórico
  5. Mossad
  6. Holodomor
  7. Gestapo
  8. Noite dos Cristais Quebrados
  9. Hiroshima e Nagasaki (Bombardeio)
  10. Deportação