Em nosso idioma conhecemos a palavra sindicalismo como o sistema que trata exclusivamente de representar e velar pelos interesses dos trabalhadores perante aos empregadores.
Sem dúvidas, o sindicalismo tem sido uma das principais conquistas obtidas pelos trabalhadores desde a época em que a industrialização se instalou no mercado de trabalho. O mesmo chegou a organizar e reivindicar os direitos dos trabalhadores após a Revolução Industrial e a intensificação de suas tarefas que eram vistas em algumas circunstâncias como “escravizadas” por seus empregadores.
O sindicato, a base da ação sindicalista
Podemos dizer que a instituição ou entidade que torna efetivo o trabalho de sindicalismo é o sindicato.
Vale destacar que não há um único sindicato, nem menos um único sindicalismo. Com o tempo e o desenvolvimento das indústrias, o sindicalismo foi diversificando-se e assim se instalou no campo trabalhista com o surgimento de vários sindicatos que passaram a representar um setor de trabalho em particular. Assim está, por exemplo, o sindicato dos caminhoneiros, dos servidores públicos, dos bancários, metalúrgicos, entre outros.
Negociar as melhores condições de emprego
No entanto, todos os sindicatos, sem exceções, têm como objetivo final melhorar e aprimorar a situação trabalhista de seus associados. Esta ação se materializa através de um trabalhador que assume a função de líder e se encarrega de negociar as melhores condições de trabalho diante dos empregadores ou do estado, conforme corresponda, entre as quais se destacam: a redução do horário de trabalho, assistência médica para toda família do trabalhador, compensação de horas extras, etc.
Íntima relação com a política
Embora o sindicalismo deva se preocupar exclusivamente em defender os trabalhadores apesar do partido político no comando, pode-se dizer que há uma íntima relação existente entre sindicalismo e política, inclusive, muitos líderes sindicais costumam ter relações políticas com o governo atual para conseguir mais poder a seu sindicato e melhores condições para seus associados.
Manifestações e greves, ações básicas de protesto
Ao longo da história, o sindicalismo foi desenvolvendo diversas ações para promover e pedir seus direitos, das quais entre as mais populares estão as greves, que se caracterizam pela paralisação das atividades de trabalho por um período de tempo estabelecido pelo sindicato; por outro lado, estão as mobilizações através das manifestações.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2015). Conceito de Sindicalismo. Em https://conceitos.com/sindicalismo/. São Paulo, Brasil.