A palavra shalom é um termo hebraico que se refere à paz. Mais precisamente em Israel, onde a maioria das pessoas que falam essa língua de origem semítica, como também em outras partes do mundo que residem comunidades judias, a palavra shalom é usada para indicar ou agourar paz e bem-estar para cada determinado momento ou contexto.
Assim, embora a palavra signifique precisamente paz em hebraico, ela também é usada para mencionar a existência de paz entre nações ou para algum lugar específico. O uso desse conceito transcendeu os limites literalmente e passou a ser utilizada como forma de cumprimento e despedida entre os judeus para transmitir paz e outras questões como tranquilidade, saúde e harmonia.
Nas festividades próprias do judaísmo, a palavra shalom sempre esteve presente e sem dúvida é uma das mais expressadas.
Também devemos citar que shalom é a palavra hebraica mais famosa, ou seja, não é necessário conhecer com profundidade o idioma para saber o significado dessa palavra. Quase o mundo inteiro, independente da religião professada sabe que shalom significa paz e que pode ser utilizada em forma de cumprimento ou como um presságio positivo.
A origem da palavra shalom é muito antiga, inclusive é mencionada na Bíblia em várias passagens justamente para transmitir desejos de paz e até mesmo nas palavras de Jesus.
Deve-se destacar que shalom é um desprendimento abreviado do conceito hebraico shalom aleijim. Esse termo era usado tradicionalmente como cumprimento e por tratar de um poema cantado todas as sextas-feiras nos cultos religiosos na antessala do importante festejo de shabbat e que significa literalmente “que a paz esteja convosco”.
Vale ressaltar que a tradução “que a paz esteja convosco” é uma frase muito utilizada na religião católica, principalmente nas celebrações das missas, entre outras.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2015). Conceito de Shalom. Em https://conceitos.com/shalom/. São Paulo, Brasil.