O sermão é um termo de uso comum em nosso idioma, é utilizado por um indivíduo com o intuito de repreender de maneira longa e reiterada outra pessoa pelo fato de não cumprir com a atividade ou compromisso assumido. Por exemplo, quando um pai descobre que seu filho “matou aula” e não foi à escola, ele aplica um sermão à criança para que essa situação não se repita novamente e ela aprenda a respeitar seus compromissos e ter mais educação.
Desta maneira, o sermão tem a missão de educar o próximo a fim de fazê-lo compreender algo que não realizou, que não esteve bem, como também o que deveria ser feito ou evitado.
Em quase todas as religiões existem os sermões. Eles têm a única missão de promover alguma conduta no crente, em contrapartida, neutralizam qualquer outra religião que seja totalmente contrária ao que se prega na doutrina em questão.
Os fiéis devem prestar atenção e ter respeito especial aos sacerdotes que pregam um sermão. Isto é, trata-se de um momento muito importante no que se diz respeito à religião, sendo assim o fiel deve ser respeitado, ouvido com atenção e agir obviamente em consonância com a proposta que segue. Por exemplo, quando se fala em generosidade e humildade, é importante que o fiel tenha essas qualidades e saiba adotar e atuar conforme as mesmas.
Na religião cristã, há uma longa tradição de sermões, inclusive Jesus, durante sua passagem na Terra soube interpretar alguns memoráveis, como é o caso da principal oração do catolicismo: O Pai Nosso.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2015). Conceito de Sermão. Em https://conceitos.com/sermao/. São Paulo, Brasil.