O processo pelo qual se obtém o sabão é conhecido como saponificação. O sabão pode ser conseguido quando se junta óleo queimado e soda cáustica, em seguida, mexe-se ambas as substâncias por alguns minutos até formar o sabão.
O sabão é formado como consequência da união entre um ácido graxo e uma base forte, originando assim um sal ácido. Isto significa que o sabão que serve para eliminar a sujeira e a gordura provém paradoxalmente de uma substância gordurosa.
O óleo queimado é um triglicerídeo, por outro lado, é combinado com três moléculas de soda cáustica ou carbonato de sódio. A partir daí se forma um glicerol, ou seja, um sabão.
No momento, não é usual fabricar sabão caseiro, mas há algumas décadas atrás. Se quisermos fazer o nosso próprio sabão, devemos usar os seguintes ingredientes: óleo usado, água destilada, um pouco de sal, refrigerante cáustico e alguma essência.
Mistura-se a água com soda cáustica em um recipiente de plástico, mexem-se estes ingredientes com uma colher até sua completa dissolução. Deixa-se esfriar por cerca de uma hora. Em seguida, recomenda-se aquecer o óleo por dois minutos. Depois, a soda obtida é introduzida em um recipiente, adiciona-se lentamente o óleo quente e já pode mexer ambas as substâncias.
Quando a mistura estiver consistente, adicione sal e mexa novamente. Assim que as substâncias adquiram uma consistência total, pode-se adicionar a essência anteriormente aquecida por alguns segundos.
A substância obtida é colocada em um molde (por exemplo, em um brick de leite cortado na parte superior). Uma vez o molde preenchido com a mistura, permite-se arrefecer durante 24 horas. Finalmente, pode-se quebrar o brick e extrair o sabão do molde. Obviamente, dependendo do tipo de molde o sabão terá uma forma ou outra.
Do ponto de vista histórico o sabão tem mais de 3000 anos de idade. Nas suas origens, era elaborado com a mistura das cinzas de madeira e algum tipo de gordura animal ou vegetal. Para que o sabão tivesse um melhor odor eram adicionados óleos aromáticos.
Os romanos foram os primeiros em usar sabão para a higiene pessoal.
Na Idade Média surgiram os primeiros centros de fabricação de sabão na Europa. No século XIX o sabão industrial começou a ser fabricado como o que conhecemos na atualidade. Foi o químico francês Louis Pasteur que percebeu que o uso do sabão evitava as infecções, consequentemente, reduzia as taxas de mortalidade.
Imagem: Fotolia. Rawf8
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2017). Conceito de Saponificação. Em https://conceitos.com/saponificacao/. São Paulo, Brasil.