Conceito » Aprender » Provisório

Provisório - Conceito, o que é, Significado

Costuma-se dizer que algo é provisório quando se considera que tem um caráter temporal, ou seja, que não será durador ou permanente. Desta maneira, no dia a dia, há uma série de acontecimentos catalogados desta forma. Assim, quando uma pessoa consegue arrumar uma torneira por conta própria sem a presença de encanador especializado em determinado momento significa que estamos diante de uma situação tipicamente provisória.

A espera de uma solução definitiva

Tudo o que é provisório está relacionado com situações transitórias, pois se entende que durante certo tempo a solução de um problema é parcialmente válida, mas não é definitiva por tratar-se de uma solução temporária. Pode-se dizer que o provisório age como um remendo, pois atua como um arranjo momentâneo que em pouco tempo será resolvido de forma conclusiva.

Um exemplo de que o provisório pode se tornar durador

Uma proposta ou solução provisória tem a finalidade de trazer uma solução durante um tempo, mas cabe a possibilidade de o provisório se tornar durador. Vamos ver esta ideia com um exemplo do meio futebolístico.

A atacante titular de uma equipe de futebol sofre uma lesão e por um tempo é substituído por outro atacante que ainda não demonstrou suas qualidades. Mas quando esse novo atacante demonstra sua capacidade goleadora, esta circunstância mudar o pensamento inicial do treinador; de modo que a solução provisória se torna definitiva.

Imagem: Fotolia. denisfilm

Relacionados:

  1. Depósito
  2. Conclusão
  3. Lista de Espera
  4. Heurística
  5. Revolução Russa
  6. Alívio
  7. Obrigação
  8. Pesquisa de Campo
  9. Exclusão Social
  10. Esboço