A peseta foi durante muito tempo a moeda oficial da Espanha, até a chegada do euro que se impôs como moeda corrente dos países que compõem a União Europeia, entre elas obviamente a Espanha.
Desde o ano de 1999 que o euro passou a ser utilizado de forma oficial até o ano de 2002 que foi retirado de circulação, a peseta circulou e conviveu junto com o euro.
Quando o euro entrou na Espanha a conversão equivalia a: 1 euro = 166,386 pesetas.
A história da peseta na Espanha foi realmente longa, pois começou a circular em meados do século XIX, mais precisamente no ano de 1868.
O Banco da Espanha, que é a entidade financeira oficial do estado espanhol, foi o responsável por sua emissão e controle.
Embora houvesse cunhagens oficiais da peseta antes de 1868, sua utilização de fato aconteceu a partir deste momento em toda Espanha e em suas colônias.
Até aproximadamente a década de trinta do século passado, a peseta foi cunhada em prata, mas por causa de uma questão de baixa de custos, foi decidido substituir a prata por materiais mais baratos como o alumínio.
Da mesma maneira que costuma acontecer com as notas e moedas de todos os países, com a peseta não foi exceção, em sua fabricação foram utilizadas personalidades políticas e alguns acontecimentos de destaque da Espanha, como é o caso do retrato do Rei Juan Carlos I e do Mundial de Futebol celebrado no país no ano de 1982, entre outros.
Embora em alguns países, incluindo a Espanha, o euro trouxesse problemas econômicos para os países, vale destacar, que o euro é a segunda moeda de reserva mundial depois do dólar americano e assim mesmo é o mais comercializado.
Entre as vantagens do término da peseta e a incorporação do euro estão as seguintes: a diminuição de riscos cambiais, aumento no investimento através das fronteiras, baixa de custos nas transferências bancárias, maior amplitude do mercado.
Por outro lado, a crítica menciona que esta mudança impediu a desvalorização da moeda em seus países para ajustar-se às condições econômicas do momento.
Mas além de tudo isso, hoje a peseta é passado e representa a história.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2014). Conceito de Peseta. Em https://conceitos.com/peseta/. São Paulo, Brasil.