Conceito » Ciência » Noosfera

Noosfera - Conceito, o que é, Significado

Na ciência tradicional, podem ser contempladas diferentes dimensões do planeta. Existe a geosfera, a biosfera, a hidrosfera ou a atmosfera. Para alguns, existe uma outra dimensão, a noosfera. Aqueles que acreditam na existência de uma noosfera afirmam que a Terra é um ser vivo dotado de inteligência.

Este vocábulo é um neologismo formado pelo termo noos, que significa conhecimento, e spheare ou esfera. Os pensadores que defendem a existência de uma noosfera são principalmente dois: Vladimir Vernadski e Theillard de Chardin.

A biologia tradicional nega a existência de uma noosfera

A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Inicialmente, criou-se a geosfera, ou seja, o conjunto de placas tectônicas e os continentes. Posteriormente, formou-se a hidrosfera ou conjunto de oceanos.

Da mesma forma, tanto a atmosfera como a biosfera permitiu o aparecimento das mais variadas formas de vida no planeta.

Aqueles que defendem a existência de uma noosfera consideram que a evolução do planeta corresponde necessariamente à existência de um ser vivo.

Da mesma forma que qualquer outro ser vivo, a Terra possui mecanismos de autorregulação, reage a estímulos externos e, mais especialmente, reage à ação do Sol. No entanto, a partir da perspectiva da biologia convencional, para que um organismo seja considerado vivo deve nascer de outro ser vivo e reproduzir-se.

Consequentemente, para a comunidade científica a crença em uma noosfera é um modelo teórico de tipo pseudocientífico.

A noosfera ou mente do nosso planeta vem a ser um novo período evolutivo da Terra. Para que o planeta se mantenha sincronizado, é necessário que disponha de uma inteligência própria que organize racionalmente tudo o que existe.

Funcionaria de forma semelhante ao cérebro humano

Assim como nosso cérebro processa uma série de dados, a noosfera também tem sua própria capacidade para organizar tudo o que ocorre na Terra.

A consciência da noosfera não está localizada em um ponto específico, como é o caso da conexão entre a mente e o cérebro. A suposta mente do mundo não se encontra aqui ou ali e pode ser encontrada em todos os lugares por sua vez.

Aqueles que defendem a tese de uma mente mundial afirmam que as várias forças fundamentais (por exemplo, a força da gravidade ou a força eletromagnética) estão governadas por uma mente superior. Neste sentido, cada célula de nosso organismo estaria conectada à noosfera.

Imagens: Fotolia. Waimone, Dmitriy Eremenkov

Relacionados:

  1. Pangeia
  2. Geosfera
  3. Ionosfera
  4. Deus
  5. Abiogênese
  6. Subducção de Placas
  7. Astrobiologia
  8. Atmosfera
  9. Relevo
  10. Eras Geológicas