Quando pensamos na ideia de uma casa logo vem a nossa mente todo tipo de moradia, desde um barraco humilde até um palácio mais luxuoso. Entre uma habitação ou outra, há uma grande variedade de palavras que se referem a uma moradia, como apartamento, casa, favela, barraco, cabana e uma longa lista de possibilidades.
Cada uma destas denominações está relacionada com a tradição cultural de um território, com o poder de compra dos seus moradores e os materiais utilizados para sua construção.
A ideia de mansão vem muitas vezes acompanhada por uma série de aspectos ligados ao luxo e à alta posição social. Neste sentido, a maioria das mansões costuma ter um elevado número de dependências, assim como áreas ajardinadas, um amplo espaço para estacionamento de veículos, piscina e uma série de elementos associados, por exemplo, sofisticados sistemas de segurança e uma área destinada para o lazer.
Para que uma casa seja avaliada como mansão é necessário, além de tudo, estar localizada em uma zona afastada do espaço urbano massificado e ter algum encanto especial, por exemplo, perto do mar, com vista para a montanha ou qualquer outro diferenciador. Naturalmente, este tipo de casa está ao alcance apenas de uma minoria da população com um nível de renda acima da média. Neste sentido, é comum que as mansões sejam habitadas por personagens famosos, com grandes fortunas ou que façam parte de um grupo seleto.
Em alguns casos, a mansão pode estar integrada a um espaço urbano. Este fenômeno é bastante comum, pois se deve levar em conta que o crescimento urbanístico de muitas cidades fez com que algumas mansões que antes intergravam apenas áreas exclusivas, hoje estejam localizadas dentro das cidades. De qualquer forma, a maioria delas tem sua própria personalidade, seja pelo seu estilo arquitetônico ou por qualquer outro elemento diferenciador.
Quando alguém vive em um modesto barraco, é muito provável que seja uma pessoa com poucos recursos econômicos e com circunstâncias sociais enquadradas na marginalidade.
Em compensação, a mansão representa riqueza, bem-estar e, em última análise, é o símbolo de uma elite social. Outros tipos de moradia são igualmente elitistas, como um palácio, uma fazenda, um castelo ou a country house britânica.
Imagem: Fotolia. arbalest
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Mansão. Em https://conceitos.com/mansao/. São Paulo, Brasil.