O termo libertinagem é utilizado para referir-se às condutas e comportamentos considerados imorais, que não respeitam as leis e tem como objetivo a busca do prazer imediato sem importar-se com as consequências ou o modo que estas condutas afetam os demais membros da sociedade. É importante destacar que embora compartilhe certos elementos com a ideia de liberdade, a libertinagem sem dúvidas porta uma carga negativa, pois envolve desordem e imoralidade.
A libertinagem é uma característica comum da vida em sociedade. Isto acontece quando as sociedades são fenômenos complexos que podem oscilar entre o controle absoluto e o autoritarismo, por um lado, e a plena liberdade e a desordem, por outro. Quando a balança inclina para o segundo, aparece a libertinagem, entendida como o conjunto de condutas e formas de atuar que são consideradas imorais e com falta de ética.
Normalmente, a noção de libertinagem costuma estar associada em maior medida com condutas sexuais e busca de prazer corporal. Exemplos disto podem ser as demonstrações de afeto ou atração sexual em espaços públicos, como também aquelas que acontecem em área privada, mas que envolvem a “alteração” dos parâmetros considerados normais para as relações sexuais (as práticas em conjunto, a utilização de elementos de violência, etc.).
Entretanto, a libertinagem pode ser entendida também como uma falta de respeito às leis estabelecidas pela sociedade. Fenômenos tais como a criminalidade, a insegurança, a presença de pessoas indigentes na via pública, etc., são também considerados possivelmente como fatores de libertinagem encontrados na sociedade. Tradicionalmente, este termo é utilizado por aqueles setores da sociedade que se mostram como conservadores e tradicionais, respeitosos da lei e excessivamente estruturados.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Libertinagem. Em https://conceitos.com/libertinagem/. São Paulo, Brasil.