Conceito » Cultura » Kawaii

Kawaii - Conceito, o que é, Significado

Compreende os objetos, com a Hello Kitty como emblema principal, inclusive com estilos de vestir que tem como objetivo produzir ternura. Tudo aquilo que parece bonito ou agradável de alguma forma nos provoca uma reação de simpatia. Usamos todo tipo de palavras associadas a este e outros fenômenos.

Além das diferenças, na linguagem coloquial, o mexicano diz que uma coisa é chida para referir a algo que lhe é sugestivo, mas também existem outros termos parecidos: chevere na Venezuela, guay na Espanha, bacan no Chile e na Colômbia, legal no Brasil. A palavra inglesa cool é usada num sentido similar aos anteriores.

Nos últimos anos, incorporamos um termo da cultura japonesa, a palavra kawaii

Na língua japonesa o vocábulo kawaii pode ser traduzido normalmente como lindo, meigo, atraente ou bonito. Originariamente era usado para expressar o sentimento de ternura que inspiram bebês e animais de estimação. Com o passar do tempo começou a ser empregado em relação a um tipo de caligrafia bem arredondado e com brinquedos e bichinhos de pelúcia para as crianças.

Os personagens do mundo anime começaram a ser rotulados como kawaii na década de 1960. O fenômeno Hello Ketty provocou um salto definitivo na penetração desta ideia na cultura japonesa.

Uma exigência publicitária

Na linguagem e na estética publicitária, busca-se uma conexão emocional com os consumidores. Por este motivo, são muitas as empresas e instituições no Japão que incorporaram o kawaii em suas mensagens. Um bom exemplo é o corpo policial japonês, que transmite uma imagem amigável ao conjunto da sociedade através de uma mascote kawaii.

Além do contexto cultural japonês

Na sociedade japonesa esta palavra está muito presente em todo tipo de contexto, como na moda, no desenho, no marketing e no design. De alguma maneira, tudo aquilo que inspira um sentimento de ternura pode ser rotulado como kawaii.

Entre os japoneses são utilizadas várias expressões relacionadas. Algo erótico e ao mesmo tempo meigo seria "ero kawaii"; já algo estranho, mas ao mesmo tempo bonito seria "kino kawaii". Atualmente não é mais um conceito exclusivo da cultura japonesa, uma vez se tornou patrimônio do mundo globalizado.

Outros exemplos da influência japonesa no Ocidente

Historicamente o Japão tem sido um país desconectado do resto do mundo. No entanto, nas últimas décadas, esta tendência tem mudado substancialmente. Todos os tipos de correntes e tendências estéticas se tornaram moda, como o anime, o mangá, o sushi, os bonsais, o wabi-sabi, os tamagotchis e os haikus.

Deve-se destacar que entre os japoneses os valores estéticos tem uma dimensão muito particular. Neste sentido, utilizam o conceito iki para expressar que algo é elegante e ao mesmo tempo sensual (as geishas seriam um exemplo de iki).

Imagem: Fotolia. LPictures

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: