Idiossincrasia - Conceito, o que é, Significado

A idiossincrasia se refere ao conjunto de características de uma pessoa ou sociedade.

Desta forma, a idiossincrasia não deixa de ser aquilo que diferencia uma pessoa ou o resto do grupo de sua cultura, temperamento ou costumes.

É importante destacar que o conceito idiossincrasia, no que se refere a sociedades, não é exclusivo. Isto é, embora defina uma série de qualidades que acontecem com frequência em determinados grupos humanos, o fato de não possuir essas qualidades em seu conjunto ou em alguma delas de verdade, não invalida a presença de um sujeito dentro desse grupo.

Partindo do princípio que a idiossincrasia é um conceito genérico, não se pode pretender que todos os membros de um grupo possuam as mesmas características. Isso não invalida sua presença nesse grupo ou vice-versa.

Diante dessa definição comum sobre o termo idiossincrasia, existe também uma menos habitual que se refere à área da farmacologia. Desta maneira, a idiossincrasia pode ser definida também como uma reação, aparentemente normal e sem explicação justificada por certos pacientes diante de alguns fármacos.

Idiossincrasia e estereotipo

Vale destacar que a idiossincrasia de uma comunidade ou região é constituída por indivíduos que não apresentam características comuns. Trata-se de características compartilhadas por vários setores da sociedade sem deixar cair no estereotipo.

Assim, por exemplo, a idiossincrasia dos andaluzes incluem referências a certos costumes tais como a sesta depois de comer, estar todo dia na rua com os amigos, ser devoto de algum santo ou virgem, ser amante de touradas e do flamenco, assim como ser divertido, barulhento, festeiro e um pouco vagabundo.

De qualquer forma, isso não quer dizer que todos os andaluzes (quem nasce na Andaluzia) fazem a sesta ou assistam corridas de touros; trata-se de costumes culturais amplamente difundidos que caracterizam os habitantes dessa região.

Portanto, existem certos lugares da Andaluzia que não possuem touros, mas isso não é problema para que algumas cidades ou regiões dessa área sejam menos importantes na hora de determinar a idiossincrasia dos andaluzes em conjunto.

Imagem: iStock, gruizza

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: