O hidrômetro é uma sofisticada ferramenta medidora de precisão utilizada para medir a velocidade, o peso, a força e a abundância de líquidos.
Ele é constituído de um recipiente de vidro que compreende uma haste fina graduada e uma ampola, no entanto, esta última possui um pouco de mercúrio ou chumbo que flutua a partir do momento que é introduzido o líquido que será medido. Já a haste possui a escala que indica a densidade.
Para efetuar a medição da densidade de um líquido é necessário encher um tubo de ensaio com esse líquido e em seguida introduzir no hidrômetro.
Para a maioria das pessoas que não trabalham em uma atividade industrial, o hidrômetro é instrumento de medição não muito comum. É importante saber que este instrumento é importantíssimo para a produção de certas indústrias de alimentos e bebidas.
Assim, os produtos lácteos e algumas bebidas alcoólicas como vinhos e cervejas necessitam da intervenção de um hidrômetro em seu processo de produção, uma vez que se trata de produtos que demandam certa densidade, desta forma, o hidrômetro é ideal na hora de determinar com precisão esta questão.
Além de fazer parte deste processo de produção dos produtos listados acima, estas indústrias têm desenvolvido instrumentos específicos e adaptados às características do hidrômetro.
De acordo com os registros da história, durante o século XVIII, o químico francês Antoine Baumé foi o inventor do hidrômetro. Esta invenção contava com duas alternativas: um hidrômetro que servia para medir líquidos de características mais pesadas que a água, e outro que medisse as densidades menores que a água.
Inclusive desenvolveu uma escala para calibrar os dois modelos. No entanto, vale destacar que existem outros modelos que são calibrados assim que a temperatura alcance 60 graus fahrenheit.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2014). Conceito de Hidrômetro. Em https://conceitos.com/hidrometro/. São Paulo, Brasil.