Conceito » Aprender » Hexágono

Hexágono - Conceito, o que é, Significado

O prefixo grego hexa equivale a seis e o sufixo gono que quer dizer ângulo. Esta figura geométrica é um polígono que está formado por seis lados e seis ângulos. Isto significa que pode ser dividido em seis triângulos.

Principais características

Os seis lados que o formam podem ser decompostos em seis triângulos equiláteros. Trata-se de uma figura de tipo regular, pois todos seus lados são congruentes e seus ângulos iguais (os lados de cada triângulo formam um ângulo de 120 graus). Quanto ao cálculo da área, pode ser realizado somando as áreas de cada um dos triângulos que o formam.

Outra de suas características é a possibilidade de traçar uma circunferência perfeita em seu interior ou no exterior.

Esta figura plana serve como base para a formação de estruturas tridimensionais, como o prisma hexagonal.

Na natureza e na decoração

Nos favos das abelhas, nos olhos dos insetos, nos corpos de alguns animais ou na estrutura de certas plantas se apresenta esta figura geométrica. No caso dos insetos, seus olhos são formados por um grande número de células em forma de hexágono que permite ao inseto ter uma melhor percepção visual.

Os favos das abelhas têm células em forma hexagonal e graças a isso é possível armazenar uma maior quantidade de mel, uma vez que o hexágono é maior que o quadrado e o retângulo. Esta estrutura da natureza tem servido de inspiração para outros elementos da vida cotidiana: prateleiras, caixas, sinais de trânsito, relógios, porcas, espelhos, jogos de tabuleiro, etc.

Por outro lado, as lajotas, os azulejos e outras estruturas empregadas na decoração do lar e no planejamento urbano possuem também esta forma. Neste sentido, o piso do Paseo de Gracia em Barcelona e outras urbanizações também têm forma hexagonal.

O mistério do hexágono de Saturno

No universo existem padrões geométricos. Um deles é de tipo nublado e está localizado ao norte do planeta Saturno. Trata-se de um fenômeno único em todo o universo e foi descoberto após a captação das imagens do Voyager 2 em 1981.

Os cientistas não encontraram uma explicação definitiva sobre isso e, por este motivo, alguns afirmam que poderia tratar-se de um fenômeno relacionado a uma inteligência de ordem superior.

Imagem: Fotolia. Dmitri Stalnuhhin

Relacionados:

  1. Octógono, Eneágono, Decágono
  2. Triângulo Escaleno
  3. Trapezoide
  4. Tetraedro
  5. Figuras Geométricas
  6. Ângulo
  7. Estrela de Davi
  8. Velocidade Angular
  9. Hipotenusa e Cateto
  10. Cela