A gorjeta é um montante de dinheiro entregue de maneira voluntária a uma pessoa em sinal de agradecimento ou atenção por um serviço bem prestado. Raramente a gorjeta é entregue quando a pessoa não está satisfeita com o serviço prestado.
Vale destacar que a gorjeta é um dinheiro que não está incluído no valor do serviço prestando e é sempre entregue a parte.
Assim, podemos dizer que a gorjeta consiste em uma recompensa dada a um trabalhador pelo fato de estar contente com sua forma de atendimento, ou seja, o serviço foi realizado com atenção e carinho e por isso foi decidido entregar a gorjeta.
Em muitas áreas e categorias está praticamente instalada a entrega de gorjeta, entre elas a gastronômica e a estética são as mais comuns em recebê-la.
Os garçons que atendem bem os clientes de um restaurante ou de um bar costumam receber gorjetas por causa do bom atendimento. Inclusive existem restaurantes que já cobram 10% do valor consumido pelo serviço prestado do garçom, entretanto isso nem sempre é cumprido, pois depende da vontade do cliente e não é obrigatório.
O costume é entregar a gorjeta antes de sair do local e após o pagamento da conta. Normalmente o dinheiro é colocado em cima da mesa ou embaixo de um prato ou copo.
O trabalhador deste setor sempre fica a espera da gorjeta, uma vez que se trata de um dinheiro extra que acrescenta a sua renda.
Em alguns restaurantes ou lanchonetes existe uma regra para dividir as gorjetas entre os garçons. Há uma caixinha ou algo parecido para colocar a gorjeta dos clientes e que é repartida ao término do expediente.
No ramo da estética também é comum deixar gorjeta quando a pessoa se sente satisfeita com o resultado do serviço prestado, por exemplo, após um corte de cabelo, uma escova, um tingimento, entre outros serviços.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2014). Conceito de Gorjeta. Em https://conceitos.com/gorjeta/. São Paulo, Brasil.